Brasil

Petrobras atinge 88% do uso médio nas refinarias

O anúncio foi feito na última sexta-feira (4)

07/02/2022

De acordo com a Petrobras, foi atingido nos três últimos meses de 2021, uma média de 88% de uso de capacidade de suas refinarias. Segundo o anúncio feito na última sexta-feira (4), no início deste mês de fevereiro, a média chegou perto de 90%.

A companhia explicou que as decisões operacionais no refino consideram que para cada barril de petróleo processado na refinaria, diversos outros produtos são gerados e posteriormente distribuídos. Ao produzir diesel, por exemplo, é também produzido óleo combustível, que precisa ser escoado e distribuído para clientes finais.

Por isso, o cálculo do melhor nível de processamento sempre respeita, além dos critérios econômicos e de segurança, as limitações técnicas de capacidade de distribuição do produtor, volumes possíveis de serem estocados, comportamento da demanda, custos e preços. De acordo com a Petrobras, um eventual aumento de carga da refinaria, teria como consequência a produção de outros derivados de menor valor.

O diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa, afirmou que a definição do nível de utilização das refinarias é complexa porque envolve produtos diferentes e deve ser tomada com base em critérios técnicos-econômicos. Acrescentou ainda que a Petrobras está investindo nas suas refinarias e o mercado tem crescido e demandado por mais combustíveis da companhia, o que resulta em uma utilização acima da média histórica.”

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x