Jaraguá do Sul

Plano de contingência para a Via Verde em fase de estudos

Esse plano de contingência é do trecho da rotatória em obras até a Rua Benildo Zamin. 

06/04/2023

As obras da terceira etapa da Via Verde estão acontecendo e se concentram, agora, na construção da rotatória onde havia um semáforo na Rua José Theodoro Ribeiro, acesso a Guaramirim e ao bairro Figueirinha. Os trabalhos iniciaram próximo à rotatória da Rua Benildo Zamin, dando continuidade ao binário da Ilha da Figueira até o cruzamento com a Rua Carlos Oechsler. A área total é de 19.988,30 metros quadrados de intervenção e 990 metros de extensão.

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gildo Martins de Andrade Filho, como a área é susceptível a cheias, está sendo finalizado o plano de contingência, sempre que o nível do Rio Itapocu atinja um ponto para o fechamento, para a segurança do tráfego. Esse plano de contingência é do trecho da rotatória em obras até a Rua Benildo Zamin. 

Como o trecho foi construído em área de escape natural do leito do rio, nas elevações do nível será fechada e da nova rótula até a rotatória da Metalnox, voltará a ter duas mãos. Da mesma forma quando a bacia próxima da estação de tratamento de esgoto estiver cheia – como ocorreu algumas vezes no final de 2022 e início de 2023 – a Rua José Theodoro Ribeiro terá excepcionalmente mão dupla até a Rua Arthur Withöft, intercessão com a Rinaldo Bogo.

O secretário Gildo Martins explica que é preciso ter esse plano de contingência porque fatalmente vai haver também o alagamento do terceiro trecho da Via Verde, quando ocorrerem chuvas prolongadas e de alto volume, sendo projetada a possibilidade de isso acontecer.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x