Guaramirim

PM mostra números e pede apoio para instalação de mais câmeras

Convidados e associados acompanharam as explanaçõe

25/10/2022

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Valdeci Oliveira da Silva, e o comandante da 3ª Cia do 14º BPM, 1º tenente Leandro Dirschnabel, participaram de plenária da Aciag para apresentação do panorama da Segurança Pública de Guaramirim. Convidados e associados acompanharam as explanações. Entre eles, o vice-presidente Regional Fiesc do Vale do Itapocu, Célio Bayer, e na ocasião foi realizado ato de formalização de convênio de estágio – IEL e Inova Talentos, que visa ajudar as empresas a atrair os melhores talentos dos centros de conhecimento para implementação de projetos.

Inicialmente, o comandante Valdeci destacou o trabalho que vem sendo feito na região e falou sobre a chegada do comandante Leandro a Guaramirim. Segundo comentou, “o crescimento está no revezamento”, o que significa que cada um que assume um posto de comando deixa sua contribuição e imprime a sua marca no trabalho.

O comandante da 3ª Cia PM, na função desde 30 de junho comentou sobre os desafios e apresentou dados relevantes levantados até o dia 14 de outubro e se referem aos anos de 2019 a 2022. “A média de ocorrências que a gente tem atendido gira em torno de 2 mil a 2,7 mil, durante o ano. Neste ano, 2,7 mil foi batido em setembro, então há probabilidade de chegar a três mil ocorrências no município e as mais atendidas são perturbação do sossego alheio, averiguação em atitude suspeita e apoio comunidade/poder público”, revelou.

Em Schroeder, o total de ocorrências deve chegar a dois mil e, em Massaranduba, próximo a mil. Esses números, de acordo com o comandante, auxiliam na tomada de decisões relacionadas às demandas das cidades.

 

Uso da tecnologia supre em parte deficiência de material humano

O 1º tenente Leandro, comandante da 3ª Cia PM com sede em Guaramirim, apontou que o total de efetivo é praticamente o mesmo de 2009, mas que o uso da tecnologia tem favorecido a Polícia Militar na região, auxiliando no combate ao crime. Além disso, existem trabalhos feitos em cooperação com os demais municípios, onde o efetivo é deslocado.

 

“Hoje, a tecnologia vem para tentar suprir a falta de profissional. A ideia é blindar Guaramirim com câmeras, colando sistema de tecnologia onde facilmente eu consigo indicar uma placa, identificar uma pessoa… E a Prefeitura de Guaramirim já sinalizou positivamente para licitar algumas câmeras nos locais que a gente sugeriu”, revelou.

 

Entretanto, instalar os equipamentos apenas nesses pontos não é suficiente, pois existem muitas vias de entrada e saída na cidade. O comandante fez um apelo para que empresas e indústrias possam adotar a instalação de mais câmeras. Outros tópicos abordados foram a Rede Catarina de Proteção à Mulher, a Rede de Vizinhos, o Comércio Seguro e o Programa Escola Protegida, desenvolvidos pela PM, além de palestras em escolas e empresas.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x