Colunas

Política e Políticos – Análises clínicas em farmácias

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

11/04/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Aprovado pela Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa um projeto de lei do deputado Pepê Collaço (PP), que trata das condições para a realização de exames de análises clínicas em farmácias e drogarias. O deputado pretende que se adote uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (de 2023) sobre requisitos técnico-sanitários para tais procedimentos.

 

pol

 

Permitirá, defende Collaço, que a população tenha acesso a exames de qualidade, de forma mais próxima e acessível. A proposta, que impacta os tradicionais laboratórios de análises clínicas, segue para a análise da Comissão de Saúde antes de ser votado em plenário. Já tem bode na sala.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

 

*Prefeito Adriano Silva (Novo) pode ganhar mais um reforço na campanha à reeleição como prefeito de Joinville. O ex-deputado Rodrigo Coelho (Podemos) deixou a raia de competição abrindo a possibilidade de o partido coligar com o Novo, que vai de chapa pura.

 

 

*Aliás, buscar abrigo em bom guarda-chuva é o que o MDB sabe fazer melhor que ninguém. Silva já fechou com o PSD e União Brasil. O deputado estadual reeleito, Fernando Krelling, diz ser um defensor de candidatura própria, mas não tem unanimidade no partido.

 

 

*Krelling candidatou-se a prefeito de Joinville em 2020. Entre 15 candidatos inscritos, ficou em terceiro lugar fazendo 48.886 votos. Porém, entre os 12 candidatos com votação abaixo dele, nenhum tinha qualquer chance de uma vitória nas urnas.

 

 

*Em ano eleitoral, a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Tubarão resolveu engavetar a ideia de aumentar para 17 (hoje são 15) as cadeiras no Legislativo da “cidade azul”. Por conta da reação contrária de eleitores verificada em redes socais.

 

 

*Autor de um projeto de lei que cria o Cadastro de Pedófilos e de Agressores Sexuais no Estado, o deputado estadual Carlos Humberto (PL/Balneário Camboriú) revelou números horripilantes: a cada mês, 500 crianças são abusadas sexualmente em Santa Catarina. O que dá seis mil por ano.

 

 

*E, mais: tudo isso sem contar os casos de estupros e abusos de mulheres. O Congresso Nacional é lento e não apresenta medidas penais mais severas contra esses abusadores, estupradores e por aí vai, observou o deputado. De fato, não se vê qualquer manifestação nesse sentido da bancada federal de Santa Catarina.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Ainda os “voluntários”

 

 

Para contrapor projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados, que proíbe o uso do termo “bombeiros” por órgãos civis de natureza pública, o Senado vai marcar data para uma audiência pública que debaterá projeto de lei da senadora Ivete Appel da Silveira (MDB/Joinville) regulamentando as atividades dos bombeiros voluntários.

 

pol

 

No Norte catarinense, de particular interesse de Joinville e Jaraguá do Sul. A proposta, também defendida, sempre e ferrenhamente pelo ex-senador Luiz Henrique da Silveira (MDB/1940+2015), marido da senadora, prevê regras para que essas corporações atuem de forma autônoma ou em parceria com o poder público em ações de defesa civil, busca, salvamento e controle de incêndios, por exemplo. Essa é uma novela que, incrivelmente, se arrasta em Brasília desde 2001.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

VIA BRASIL

 

 

*Há dois anos a Educação Básica Professora Valdete Inês Piazera Zindars, de Jaraguá do Sul, recebeu lousas digitais, retroprojetores e computadores. Mas até hoje os equipamentos não foram instalados. A bronca é do deputado Antídio Lunelli (MDB).

 

 

*Vereadores de Jaraguá do Sul querem que a secretaria municipal de Saúde distribua repelentes gratuitamente na rede de farmácias básicas para pacientes atendidos pelo SUS. O motivo é o crescente número de pessoas infectadas pela dengue.

 

 

* Para a dengue, chikungunya e zika ainda não há remédio. Cientificamente, também não se pode afirmar a eficácia dos repelentes contra o mosquito, que pode provocar quatro situações de risco para pessoas que forem picadas, incluindo a morte.

 

 

*Prefeitura de Florianópolis apela para que as pessoas não deem esmolas a moradores de rua. Campanha nesse sentido foi anunciada na quarta-feira (10), em ato no Majestic Palace Hotel, habitual endereço de políticos e autoridades da Ilha em atos do gênero.

 

 

Aplicativos sem urgência

 

 

Em meio a crescentes resistências dos motoristas de aplicativos, o governo de Lula da Silva (PT) recuou e retirou pedido de urgência na tramitação na Câmara dos Deputados do projeto de lei que cria direitos para esses trabalhadores em troca de contribuição previdenciária. A derrota era iminente.

 

pol

 

O deputado Darci de Matos (PSD/Joinville) aproveitou a brecha para apresentar projeto propondo que o transporte de passageiros por aplicativos, como Uber e 99, seja feito só por motoristas cadastrados como microempreendedores individuais. Com cobrança máxima (desembolso dos motoristas) de 25% sobre as corridas feitas, O que hoje pode chegar a até 40%, variando com o tempo e distância. Essa discussão vai longe!

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x