Colunas

Política e Políticos – Arma sem registro

Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

05/12/2023

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Política e Políticos – O Conselho de Ética da Câmara de Joinville vai apurar se o vereador Mauricinho Soares (MDB) feriu o Código de Ética e Decoro por possuir arma de fogo sem autorização de porte.

Política e Políticos – Arma sem registro

O flagrante aconteceu no último dia 30, na casa do parlamentar, em revista de policiais durante a Operação Profusão, deflagrada pela 3ª Delegacia de Combate à Corrupção e na qual ele é investigado. Soares, que corre o risco de ser cassado, foi detido e liberado após pagar fiança.

 

 

Debochando da polícia

 

O presidente da Câmara, Diego Machado (PSDB), lamentou: “Não é confortável, não é legal, mas muitas vezes se faz necessário (apurar)”. Mas ele mesmo retratou-se do que considerou como uma “brincadeira infeliz” feita com Mauricinho, em plena sessão da Câmara na semana passada, quando imitou uma revista policial no colega vereador.

 

Um deboche que pode ter suas consequências também. Aliás, uma postura que serve para medir o “nível” em certas “casas do povo”.

 

Política e Políticos – CURTAS

*Passados 30 anos e por conta da renúncia de Armindo Sésar Tassi (MDB), o vice, Odenir Deretti (PP) volta a ser prefeito titular de Massaranduba. Deretti, 67 anos, que assumiu a prefeitura desde a prisão de Tassi, em maio, já foi prefeito, de 1993 a 1996. Em 2000 tentou a reeleição, sem sucesso.

 

 

*Na condição de candidato a prefeito, Deretti disputou outras três eleições majoritárias em Massaranduba nos anos de 2004, 2008 e 2012, mas não se elegeu. Na região do Vale do Itapocu ele é o único ex-prefeito eleito em 2020 a assumir a titularidade.

 

 

*Luís Carlos Tamanini (MDB/Corupá), Felipe Voigt (MDB/Schroeder) e Luís Antônio Chiodini (PP/Guaramirim) também renunciaram. Os quatro são acusados de fraudar contratos para serviços de coleta e transporte de lixo em troca de propinas.  Chiodini segue preso em Barra Velha.

 

 

*Com sete mandatos de vereador em Joinville, o deputado estadual Maurício Peixer, que assumiu na vaga de Estêner Soratto (PL/Tubarão), atual chefe da Casa Civil, foi um dos palestrantes do curso de formação de candidatos a vereador na Câmara de Guaramirim. Nos dias 22, 23 e 24 de novembro. Peixer é guaramirense, nascido em 4 de maio de 1958.

 

 

*Projeto de lei das vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin (PP) cria a Política Municipal do Voluntariado. A ideia é a de que voluntários colaborem na execução de projetos com fins cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos, ambientais e esportivos.

 

 

*Prefeitura de Araquari prepara concurso público para contratar 40 guardas municipais. A GM, já tem sua sede própria, junto a Secretaria de Segurança Pública e Social do município a quem está subordinada. A guarda municipal proposta em 2011 para Jaraguá do Sul, pelo ex-prefeito Moacir Bertoldi, foi rechaçada em audiência pública.

 

 

Política e Políticos – Arma sem registro

 

 

Política e Políticos – Mais transparência

Com atualização quinzenal, escolas públicas estaduais de Santa Catarina deverão afixar em locais bem visíveis, além da publicação no site da Secretaria Estadual da Educação, as listas de espera por vagas.

 

O projeto de lei do deputado Nilson Berlanda (PL), aprovado pela Assembleia Legislativa, foi sancionado pelo governador Jorginho Mello (PL). Ou seja, agora é lei para se cumprir. O deputado defende que, assim, se terá mais agilidade e transparência do fluxo migratório de alunos de uma escola para outra.política

 

Desta forma, o governo poderá agir mais rapidamente onde há uma lista maior de espera.política

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

*Mais de 7 milhões de pessoas estão na fila do INSS à espera de revisão, solução de irregularidades ou, pior, liberação da aposentadoria, entre outros benefícios. O tempo médio entre a entrada do pedido e a liberação é de 70 dias, mas há estados em que o prazo ultrapassa cinco meses. Mas, nem sempre a resposta é positiva àquilo que se está requerendo.política

 

 

*A espera varia de estado para estado e pode chegar a até 153 dias (Sergipe). Em Santa Catarina o tempo médio é de 66 dias. Especialistas afirmam que o gargalo está no (baixo) número de servidores. O governo admite e diz que investe em medidas como bônus por produtividade, fim de perícia, bastando atestado médico, e automatização. política

 

 

*Segundo o INSS, em dez anos o número de servidores passou de 39 mil para 19 mil. No mesmo período, a quantidade de peritos médicos federais caiu de 7 mil para 2,9 mil. A Federação de Sindicatos dos Trabalhadores da Previdência mostra que o número de aposentadorias de servidores do INSS disparou nos últimos cinco anos. De 2017 a 2022, foram 12.743.

 

 

*O Ministério da Previdência informou que mil pessoas aprovadas no último concurso do INSS (2022) já foram convocadas. Mas, o Conselho Nacional de Previdência Social calcula que são precisos, de imediato, mais nove mil servidores para melhorar o atendimento: 7.655 técnicos e analistas e 1.574 peritos médicos. Enquanto espera, o contribuinte paga o pato.

 

Política e Políticos – Arma sem registro

Política e Políticos – O dia do Rei

 

Câmara dos Deputados discute a criação do Dia do Rei Pelé, que morreu em 29 de dezembro de 2022, a ser lembrado em 19 de novembro, mesmo data em que marcou o milésimo gol, em 1969, no Maracanã.

 

Contra o Vasco da Gama, diante de 66.157 pessoas. Mas a proposta não é a de se criar mais um feriado. “Pelé fez o país ser conhecido e amado, um exemplo de talento e dedicação.

Tornou-se, a rigor, uma ‘instituição nacional’ e sinônimo de Brasil mundo afora”, disse o deputado Felipe Carreras (PSB-PE), autor do projeto de lei.política

 

Também em 1969 o homem pisou na Lua pela primeira vez; o Woodstock, maior festival de rock n’roll de todos os tempos, aconteceu nos EUA. No mesmo ano os Beatles gravaram seu último álbum antes de se afastarem dos palcos.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x