Sem categoria

Política e Políticos – As urnas de outubro

O senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG) sugeriu a volta dos debates sobre o fim da reeleição para cargos executivos

08/01/2024

Política e Políticos –  Dia 6 de outubro, com segundo turno no dia 27, pouco mais de 152 milhões de eleitores voltam às urnas. Agora para eleger 5.569 prefeitos e outro tanto de vices e mais 58.114 vereadores.

 

No caso de vereadores, o número exato ainda não está definido já que varia de acordo com a população de cada município. Em Jaraguá do Sul (11 cadeiras), Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder, todos com nove vagas, não haverá mudanças.

 

Em Santa Catarina só três municípios com mais de 200 mil eleitores- Joinville, Florianópolis e Blumenau- podem ter segundo turno. A disputa terá R$ 4, 91 bilhões do Fundo Eleitoral captado com impostos. A verba é 150% maior que o valor liberado em 2020. No país, atualmente, cinco partidos têm a maioria dos prefeitos: PSD (968), MDB (838), PP (712), União Brasil (564) e PL (371).

 

política

Política e Políticos – As urnas de outubro

 

Política e Políticos –  CURTAS

 

*Deputado estadual Marcos da Rosa cotado pelo União Brasil para disputar a prefeitura de Blumenau. O anúncio é do presidente estadual do UB, Fábio Schiochet. Nas urnas do terceiro maior colégio eleitoral de SC, Rosa fez 2.980 votos para vereador em 2020. E 9.466 votos para deputado em 2022. É muito pouco.

 

*Mantido quase que só pelo carisma do senador Esperidião Amin, o PP quer parceria com o governador Jorginho Mello (PL). Esqueçam o que disseram um do outro na disputa de 2022. Mello fala em eleger 100 prefeitos e o PP não tem nomes para embates nos maiores colégios eleitorais de SC.  O PP está no governo de Mello, com o presidente estadual do partido, Silvio Dreveck, na Secretaria da Indústria e Comércio.

 

* Em 2020, o PP fez 52 prefeitos e o PL 28, ambos usando a popularidade de Jair Bolsonaro (PL). O foco é a disputa municipal deste ano e a majoritária de 2026. Mello já pensa na reeleição, o PP em sobrevivência. Juntos se fortalecem e podem incomodar o MDB, ainda o maior partido do estado com 96 prefeitos eleitos em 2020, mas desgastado pelo tempo.

 

*O novo abrigo político do deputado federal Ricardo Guidi (PSD/Criciúma) indica filiação no PL com o aval do governador Jorginho Mello (PL). Para se candidatar a prefeito. O clima no PSD local é de um racha irreversível a persistir a pré-candidatura de Guidi, secretário estadual do Meio Ambiente. Dessa forma o PL ganha nome de peso para a disputa.

 

*Lançado como pré-candidato a prefeito de Joinville o deputado estadual Sargento Lima (PL) vai assumir a secretaria estadual da Segurança Pública. Aceitou convite do governador que não avaliza a candidatura dele à prefeitura do maior colégio eleitoral de SC, onde o Novo e PSD já firmaram parceria. Lima tem o apoio da bancada do PL na Assembleia Legislativa para o cargo.

 

* Em Joinville o prefeito Adriano Silva (Novo) vai à reeleição em chapa pura com a vice-prefeita Rejane Gambin, respaldado pelo PSD em compromisso formal assinado no ano passado. O que também já ocorreu em Blumenau, com chapa do Novo e PSD. O resto, até agora, é pura especulação.

 

 

 

Política e Políticos – As urnas de outubro

 

 

Política e Políticos –  Vai esperando

Entra 2024, caminhamos para a primeira quinzena de janeiro e até agora nem sinal de obras na SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba, cuja ordem de serviço foi entregue em 20 de dezembro. A duplicação de 15 quilômetros prevista em projeto do governo de Carlos Moisés (Republicanos), licitada e com construtora contratada, foi reduzida para três quilômetros. O restante será “revitalizado”. A brusca mudança não produziu nenhum questionamento da nossa representação política na Assembleia. Que, ao contrário, aplaudiu. Em outros segmentos da rodovia, com 472,26 km de extensão (começa em Joinville e vai até Praia Grande, divisa com o Rio Grande do Sul), obras estão em andamento desde o ano passado.

 

 

 

Política e Políticos –  VIA BRASIL

*Seis governadores declaradamente bolsonaristas, entre eles Jorginho Mello (PL), não foram ontem (8) ao ato denominado de “Democracia inabalada”, convocado pelo governo, para “celebrar” a data do quebra-quebra no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

*Na visão do senador Esperidião Amin (PP), o ato espelhou “a criminosa omissão dos que permitiram e facilitaram os atos de vandalismo, que merecem veemente repúdio”, em referência direta à omissão do governo para conter os ataques.

*Aves usadas há décadas como proteção de propriedades privadas, inclusive indústrias, gansos agora fazem a vigilância externa da Penitenciária São Pedro de Alcântara, na região de Florianópolis. São muito mais eficazes que os cães que faziam o trabalho até então.

* Cristiano Zanin, amigo pessoal de Lula da Silva (PT) de quem foi advogado e por ele indicado para o STF, é o relator de recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a inegibilidade imposta pelo TSE por oito anos, até 2030, por suposto abuso de poder político. Bidu!

 

Política e Políticos – As urnas de outubro

 

Política e Políticos –  Sobre reeleição

O senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG) sugeriu a volta dos debates sobre o fim da reeleição para cargos executivos: prefeito, governador e presidente da República. O modelo vem do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1997, beneficiando ele próprio na disputa de 1998. Depois, Lula da Silva (2002/2006) e Dilma Rousseff (2010/2014). Pelo óbvio o PT, que pela quinta vez governa o país, é visceralmente contra. Perguntar não ofende: e por quê derrubar a reeleição só para cargos do Executivo? Por quê vereadores, deputados e senadores se dão ao direito de reeleições sem limites? Aliás, como se explica um mandato de oito anos para senadores? Enfim, é para valer, ou tem negócio aí já que a proposta valeria a partir de 2030?

 

 

Leia também>>>> Política SC – Mello Derruba a liminar que o impedia de ser nomeado secretário da Casa Civil

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x