Colunas

Política e Políticos – Salvando vidas, muitas!

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

15/04/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Pedro Silva, 93 anos, será homenageado em sessão especial da Câmara de Vereadores de Joinville. Por um fato que quase todo mundo desconhece. Joinvilense e caminhoneiro de profissão, há cerca de 20 anos, em setembro de 2000, ele escreveu uma carta ao então governador do Paraná, Jaime Lerner, sugerindo a construção de área de escape em determinado ponto da rodovia BR-376, no trecho que liga o Paraná a Santa Catarina.

 

pol

Coincidência trágica

 

 

Um ano e oito meses da carta para Lerner, o filho de Pedro, de 42 anos, morreu em acidente na própria BR-376, no mesmo caminhão que o pai costumava dirigir e no mesmo trecho onde ele sugeriu a saída de emergência. A proposta foi acatada pela Arteris Sul, concessionária de pedágios. Resumindo, até hoje essas estruturas evitaram 544 tragédias. Eis aí uma legítima manifestação de merecimento. Ao contrário da banalização na concessão de medalhas a torto a direito em Santa Catarina. (Com informações do jornalista Luís Veríssimo/Joinville).

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

 

*Reabre hoje (16) no Tribunal Superior Eleitoral a sessão de julgamento do senador Jorge Seif (PL) acusado de abuso de poder econômico na eleição de 2022. Até ontem (15) nenhum ministro do STE havia se pronunciado, a favor ou contra. O STE tem sete ministros titulares e é presidido, atualmente, por Alexandre de Moraes.

 

 

*O mais interessado é o ex-governador Raimundo Colombo (PSD). Que em 2018 e 2022 foi derrotado nas urnas para senador. Sua defesa alega que se Seif for cassado por abuso de poder econômico, não há tal acusação contra os outros candidatos à época. E, por isso, os votos devem mantidos, sem nova eleição, com o segundo colocado assumindo o mandato.

 

 

*“Pega uma enxada e vai ajudar a tapar o buraco!”. Resposta de Jorginho Mello (PL) ao vereador Leandro Sawchuk (União Brasil/Caçador) quando cobrado sobre o estado de rodovias estaduais na região. O vereador insistiu e perguntou se Mello tinha vindo de carro. “Vou ser bobo de vir de carro? Nessa buraqueira? Mas é assim mesmo que a maioria dos políticos, pensa. Quem cobra promessas é um chato, quem bajula é gente boa.

 

 

*Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes, é esperado em SC na quinta-feira (18). Vai até Palhoça para abrir a porta de um “Ponto de Parada e Descanso” na BR-101, previsto na chamada Lei dos Caminhoneiros. É obra da Arteris Sul, concessionária de pedágios.

 

 

*São 39 mil metros quadrados, com 43 vagas de estacionamento, sanitários com chuveiros e vestiários com acessibilidade. O local, primeiro construído em Santa Catarina, já está pronto desde fevereiro e conta, ainda, com sala de descanso, refeitório e espaço para comércio de itens essenciais.

 

 

*A delegada Michele Alves Correa Rebelo, nomeada diretora da Polícia Civil da Grande Florianópolis no governo de Carlos Moisés (Republicanos), assumiu a presidência do Procon estadual nomeada por Jorginho Mello (PL). O ex-presidente, Roberto Salum (PL), policial civil aposentado, foi exonerado e indiciado em inquérito por suposto assédio sexual contra uma servidora do órgão.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

A crise no PL

 

 

Sem meias palavras, a bancada do PL na Assembleia Legislativa foi ao governador Jorginho Mello (PL), que preside a executiva estadual do partido, cobrar a indicação de candidatos em importantes colégios eleitorais, como Blumenau, Florianópolis e Balneário Camboriú, por exemplo. No caso de BC toda a bancada fechou com o colega Carlos Humberto (PL), mas o governador não confirma.

 

pol

 

Mello, que estabeleceu a meta de o PL eleger 100 prefeitos e ainda engolfado com promessas da campanha, não consulta os deputados. Ele decide e pronto! E, vez por outra desagrada. Os deputados, aliás, pedem o óbvio: ou faz, ou desocupa a moita. Afinal, já estamos na metade de abril, há cinco meses e meio das urnas de outubro.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

VIA BRASIL

 

 

*A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, disse que seu papel no governo federal é de “articuladora” e que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lhe dá “total autonomia” para exercer sua função. Foi durante entrevista à BBC Brasil.

 

 

“Desde a campanha, disse que queria remodelar este papel de primeira-dama – a esposa que organiza chás de caridade e visita instituições filantrópicas, esse não é o meu perfil”, disse ela. Talvez isso explique os seguidos atropelos discursivos de Lula da Silva (PT).

 

 

*O Senado começa a debater amanhã (17) o anteprojeto de lei que atualiza o Código Civil, sobre as normas que regem as relações do dia a dia da população. Incluindo a ampliação do conceito de família com o casamento “entre duas pessoas” sem especificar o gênero delas.

 

 

*Entre outros temas, a proposta sugere acabar com as menções a “homem e mulher” nas referências a casal ou família, com intuito de seguir decisão do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a união homoafetiva em 2011.

 

 

Lula&Lewandowski

 

 

Lula da Silva (PT) vetou parte do projeto de lei aprovado pelo Congresso acabando com as tais “saidinhas” temporárias de presos em datas específicas. Mantendo esse “direito” aos presos do regime semiaberto. O veto foi sugerido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública e amigo pessoal, Ricardo Lewandowski.

 

pol

 

Segundo o ministro, se Lula sancionasse o texto integralmente, ao impedir os presos de visitarem familiares estaria ferindo o direito à dignidade humana previsto na Constituição. Perguntar é preciso: e a dignidade humana de quem foi vítima dessa gente? Nossa legislação é tão calhorda que beneficia presos por bom comportamento, quando isso deveria ser a regra número um em qualquer cadeião.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x