Colunas

Política e Políticos – O rombo nas urnas

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

10/06/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Nada menos que 820 mil eleitores estão fora das urnas do dia 2 de outubro que vão eleger 295 prefeitos, outro tanto de vices e cerca de três mil vereadores. Isso porque não regularizaram os títulos. Além disso outros 746.426 títulos foram cancelados por falta a três eleições consecutivas sem justificativas.

 

pol

 

Esse contingente de eleitores corresponde à votação de 14 dos deputados federais catarinenses eleitos em 2022. Outros 74.173 estão suspensos, por condenação criminal definitiva, ou por improbidade administrativa onde não caiba mais recurso, por exemplo. No total, são 5.625.466 eleitores aptos ao voto no dia 6 de outubro.

 

 

CURTAS

 

*Aparentemente, a paz voltou a reinar no PL de Blumenau, fechando a chapa majoritária na disputa pela prefeitura, com o deputado Egídio Ferrari como cabeça de chapa. E a atual vice-prefeita, Maria Regina Soar (PSDB), como vice, ela apoiada pelo prefeito Mário Hildebrandt (PL). O PSDB traz para a campanha o Cidadania, com quem é partido federado.

 

*Por enquanto, a dupla tem pela frente o ex-promotor de Justiça, Odair Tramontin (Novo) e a deputada federal Ana Paula Lima (PT), da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). Em 2020, Tramontin faturou 22.846 votos. A deputada, na segunda tentativa de se eleger (a primeira em 2012) fez 8.359 votos.

 

*Tanto quanto as de Joinville, maior colégio eleitoral de SC, as urnas de Blumenau são a cobiça do govenador Jorginho Mello (PL). Na cidade com o terceiro maior contingente de eleitores, Mello faturou 52.835 votos para senador em 2018. E outros 153.543 votos para governador em 2022. Vitória nestas duas cidades alavancará sobremaneira a campanha à reeleição em 2026.

 

*Egressa do PSD e detestada por Jair Bolsonaro (PL), por críticas à postura dele sobre vacinação na pandemia da Covid 19 e elogios ao sistema de vacinação de Cuba, Adriana Dal Pont (PL/São José) terá apoio de Jorginho Mello (PL). Vai tentar um terceiro mandato, depois de dois consecutivos, em 2012 e 2016. São José é o quarto município em número de eleitores.

 

*Deputada Ana Paula Lima (PT) votou contra a cassação do deputado André Janones (Avante/MG), seguindo relatório do colega Guilherme Boulus (PSOL/SP) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Janones surrupiava parte dos salários de assessores, com a famosa “rachadinha”. Quem delatou Ana Paula foi o ex-deputado Deltan Dalagnol.

 

*Governador Jorginho Mello (PL) reafirma que o deputado federal Jorge Goetten (PL) assumirá a Republicanos, mudando de sigla. Com o aval da direção nacional dos dois partidos. Mas o presidente do Republicanos e ex-governador, Carlos Moisés, garante que a mudança não se dará em 2024, segundo prometeu a ele o deputado federal Marcos Pereira (SP). E a quem ele tem como um “homem íntegro”.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Abate de espécies invasoras

 

Passou pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa projeto de lei do deputado Sargento Lima (PL/Joinville), voltado ao controle populacional de animais exóticos invasores e do manejo sustentável de espécies silvestres consideradas nocivas aos seres humanos, ao meio ambiente, à agricultura, pecuária, à saúde pública e às espécies da fauna silvestre nativa de Santa Catarina.

 

 

A critério do governo poderão ser capturados e abatidos. Javalis, trazidos da África para o Brasil para criações fechadas, mas que acabaram escapando e se reproduzindo de forma incontrolável, são um dos exemplos devastadores de plantações no Oeste catarinense.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*Manchete com matéria de destaque do jornal inglês “Financial Times”, sobre o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Citando o fato de ter sido advogado do PT, de libertar criminosos, de perdoar dívidas bilionárias de condenados pela Lava Jato e de gastar dinheiro público para assistir jogos da Champions League, entre outras façanhas. E segue o baile!

 

* A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare inconstitucional a lei que acabou com a saída temporária de presos, as “saidinhas”, a restabeleça o benefício.

 

*Ao dar entrada na ação, a OAB arrasta o Supremo Tribunal Federal para arbitrar o tema, que opõe o Congresso e o governo Lula da Silva (PT). Que vetou as mudanças, mas os vetos foram derrubados por ampla maioria.

 

* A OAB lembra que a Constituição proíbe o retrocesso em direitos fundamentais. “No presente caso, o retrocesso em direitos fundamentais é tão acentuado que nem mesmo na época da ditadura militar o benefício era tão restrito”, afirma a entidade na ação. E segue o baile!

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Toque de recolher

 

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que autoriza juízes da Vara da Infância e da Juventude para restringir a permanência de crianças e adolescentes, desacompanhados de pais ou responsáveis, após as 22 horas em lanchonetes, bares e restaurantes. Ou seja, em ambientes onde é possível comprar bebidas alcoólicas.

 

 

Se virar lei, a proposta do pastor e ex-deputado Roberto Lucena (Republicanos/DF), atual secretário de Turismo de São Paulo, vai gerar um arranca rabo aqui, outro ali e só. Com o tempo fica o dito pelo não dito.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x