Colunas

Política e Políticos – Dengue e Covid

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

26/02/2024

Política e Políticos – “O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue pelo sistema universal.  Há 40 anos se espera pela por vacina da dengue. Já houve vacina desenvolvida que não foi bem-sucedida e agora temos uma incorporada ao SUS”.

 

A observação é do deputado estadual Neodi Saretta (PT). Em outras palavras, somos um imenso laboratório para uma nova vacina, como ocorreu com tantas outras durante a Covid 19. Mas, há que se dar tempo ao tempo, já que a eficácia, diz o fabricante japonês, se dá em um ano após a aplicação.

 

pol

 

E, enquanto o imunizante chega a conta gotas aos estados e municípios, o Brasil registrava na quinta-feira (22), segundo o Ministério da Saúde, mais de 740 mil casos, com 151 mortes. Mas a Covid-19, diz o MS, ainda mata 10,8 vezes mais no Brasil do que a dengue.

 

 

Política e Políticos – CURTAS

 

*Jaraguá do Sul é a quinta cidade mais verticalizada de Santa Catarina. Ou seja, entre outros 20 municípios catarinenses pesquisados pelo Censo de 2022 do IBGE (por amostragem), eram à época 51.091 pessoas morando em apartamentos.

 

*Algo ao redor de 30% da população de Jaraguá, de pouco mais de 184 mil moradores, estimada naquele ano. Dados divulgados na sexta-feira (23) pelo IBGE apontam que 1,4 milhão de pessoas moram em apartamentos em SC. Ou 18,5% da população total. Em 2010 eram 660 mil.

 

*Florianópolis tem o maior número de pessoas morando em apartamentos (205 mil), Joinville 137 mil, São José 110 mil, Blumenau 98,6 mil e Balneário Camboriú 79,3 mil, por exemplo. Plano diretores mais flexíveis, a valorização das áreas urbanas e maior adensamento populacional explicam a crescente verticalização.

 

*Emmanuel Macron, presidente da França, deve visitar o Brasil entre os dias 26 e 28 de março. Tem visita pré-agendada para quatro cidades, entre elas Itajaí, para conhecer a internacional indústria náutica local. Que começou em 1970.

 

*Lula da Silva (PT) receberá Macron em Belém do Pará. Em Itajaí vai conhecer, mais amiúde, o estaleiro da empresa ThyssenKrupp, que fabrica fragatas para a Marinha brasileira. Mas é quase certo que o petista não virá a Santa Catarina com o amigo que preside a França.

 

*Na undécima hora o deputado Egídio Ferrari (PTB) anunciou que irá, em março, para o PL como candidato a prefeito de Blumenau. Ferrari já estava de malas prontas para se filiar no MDB. Ontem (26) na convenção estadual do partido, ranger de dentes sobre a cooptação do deputado por obra do governador Jorginho Mello. O MDB, diga-se, garante Mello na Assembleia.

 

 

O pesadelo das rodovias

 

pol

O desabafo é do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Mário Cezar de Aguiar: “O usuário da BR-101 Norte vive uma realidade inaceitável: trechos que deveriam ser feitos em uma hora ou duas, exigem o dobro em dias normais. Em feriados, ou quando de acidentes, a viagem vira um pesadelo. SC, um estado que contribui fortemente com o País e com uma economia pujante, não merece isso”.

 

A 101 é concessionada, há projetos prontos à espera de autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres. “Tirá-los do papel não implica desembolso do governo. É o usuário que banca. Pergunte ao motorista parado na fila se ele não prefere pagar um pouco mais para voltar a andar”, emenda o empresário. Perguntem, também, aos usuários das BRs-280 e 470, ambas conturbadas com a 101.

 

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

*Com 139 assinaturas, já está na mesa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/Maceió) o pedido de impeachment de Lula da Silva (PT) por conta das declarações do petista comparando os ataques de Israel ao grupo terrorista Hamas ao Holocausto de Hitler.

 

*Só para saber, a abertura de processos de impeachment conta presidentes e ministros de qualquer instância dependem, exclusivamente, da vontade dos presidentes da Câmara e do Senado. Deputado federal Carlos Chiodini (MDB) votou contra.

 

*Assim sendo, os “ilustres” podem sentar em cima deles o tempo que quiserem. Como o fazem. Normalmente até que, resolvidas as negociatas de sempre, o alvo da ação se cercar de maioria para rejeição do pedido em plenário.

 

*Projeto do senador Jorge Seif (PL), relatado pela senadora Ivete Appel da Silveira (MDB), cria a Rota Turística do Enxaimel em Santa Catarina. Uma das muitas habilidades de Pomerode para incrementar o turismo local. A proposta de Seif visa exatamente o turismo regional onde estas construções características da colonização alemã são preservadas.

 

Política e Políticos – Servidores ignoram ministro

 

“Se não pode vir o chefe, que mande um representante”, reclamou na sexta-feira (23) o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, sobre a ausência de servidores de autarquias e instituições federais, entre elas a Caixa Econômica, ao prestar contas, em Florianópolis, sobre repasses do governo para Santa Catarina em 2024. Em resumo, R$ 1,3 bilhão do setor para o estado e municípios.

 

pol

 

Uma das queixas de sindicatos foi sobre o caixa raso, descapitalizados sem o imposto sindical. Acostumados que eram ao bem bom do imposto compulsório, dirigentes querem que o governo crie uma alternativa. Aliás, que já existe porque quem quer contribui. Não é proibido.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x