Colunas

Política e Políticos – Esperando pelo “Estrada Boa”

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

23/04/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

A Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Antidio Lunelli (MDB/Jaraguá do Sul) reúne-se hoje (24) à tarde. Para cobrar do secretário de Infraestrutura, Jerry Comper (MDB) o que é feito para melhorar a malha viária estadual, historicamente carente de obras de ampliação e revitalização.

 

pol

 

“Não tem como a nossa economia continuar competitiva sem uma ampla melhoria na infraestrutura”, reclama Lunelli. De fato, o tal “Estrada Boa”, aclamado pelo governador como a redenção das estradas estaduais, anda a dez por hora. Aliás, é de Jorginho Mello (PL) a frase “vou ser bobo de vir de carro nessa buraqueira?”, quando indagado se tinha ido de carro até Caçador na semana passada.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

 

*Em vídeo com a ministra Marina Silva (Rede Sustentabilidade), um cidadão se apresenta como pré-candidato a prefeito de Jaraguá do Sul pelo partido da ministra. Cearense, solteiro, 38 anos, Diego Oliveira ressalta ser pai de três filhos “pets”. Professor, empresário (?) e morador do Bairro Santo Antônio, em redes sociais ele desanca o empresariado de Jaraguá do Sul. E segue o baile!

 

 

*Sexto maior colégio eleitoral de Santa Catarina, a disputa pela prefeitura de Itajaí já desperta mais atenção que o embate em Joinville, onde a reeleição de Adriano Silva (Novo) é tida como certa já que PSD e MDB, partidos que poderiam “incomodar” nas urnas, não terão candidatos.

 

 

*O histórico de eleições majoritárias municipais de Itajaí é singular. Nos últimos 24 anos, só dois candidatos se elegeram prefeitos da cidade portuária. O empresário Jandir Bellini (PP), além de vereador em Chapecó e duas vezes deputado estadual (por Itajaí), venceu a disputa em 1996, 2008 e 2012.

 

 

*Volvei Morastoni (MDB), tem dois mandatos de vereador e quatro de deputado estadual pelo PT, que ajudou a fundar em 1980. Elegeu-se prefeito em 2004, 2016 e reeleito 2020. Morastoni não pode concorrer a um terceiro mandato consecutivo. Bellini já pendurou as chuteiras.

 

 

*Professores da rede estadual de ensino abriram greve ontem (23) em algumas regiões do estado, com ênfase para escolas do Oeste, um reduto da esquerda catarinense. Em resumo, pedem melhores salários e condições de trabalho, concurso público e o fim do desconto previdenciário de 14% dos aposentados.

 

 

*Atualmente treinador do Sub-17 do Flamengo, o ex-jogador Filipe Luiz, lateral esquerdo nascido em Jaraguá do Sul, onde começou a carreira no futsal, vai ser homenageado pela Assembleia Legislativa no dia 20 de maio. Pela pessoa que é, nada mais merecedor.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Urgência e emergência

 

 

Uma fala da secretária estadual da Saúde, Carmem Zanotto (Cidadania), pré-candidata a prefeita de Lages, de que 75% dos pacientes que procuram as emergências dos hospitais não refletem casos graves, levou o deputado estadual e médico Vicente Caropreso (PSDB/Jaraguá do Sul) a sugerir debate sobre detalhado no que toca à rede pública de saúde.

 

pol

 

Afinal, como evitar uma sobrecarga de atendimento provocada por pacientes menos graves? Aliás, é preciso esclarecer de uma vez por todas às pessoas, o que é urgência é o que é emergência

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

VIA BRASIL

 

 

*Senado vota hoje (24) o futuro do DPVAT. Se volta, como o quer o governo federal, ou se vira peça de arquivo, onde está desde 2019 quando foi extinto em Medida Provisória do então presidente Jair Bolsonaro (PL). À época, uma receita estimada em R$ 4 bilhões.

 

 

*Como não há um destino certo e claro para este volume de recursos- é errado pensar que tudo é aplicado em rodovias- há quem aposte em um sonoro “não” dos senadores de oposição. Aliás, o que já houve de denúncias de corrupção com essa verba não está no gibi!

 

 

*Jair Bolsonaro (PL) deve afundar o trilho em Santa Catarina nesse ano eleitoral. O próximo encontro de JB com apoiadores está programado para maio, em Joinville, que lhe deu 268.079 votos em 2022. O candidato a prefeito do PL é o secretário estadual de Segurança Pública, Sargento Lima.

 

 

*Em Joinville, aliás, a eleição já está polarizada: de um lado o atual prefeito Adriano Silva (Novo), que busca a reeleição, e de outro o deputado Lima, reeleito para a Assembleia em 2022 com 71.185 votos. No entorno, o PL terá candidatos em São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Araquari e Barra Velha.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Os 58 anos do MDB

 

 

O MDB de Santa Catarina, que completou ontem (23) seus 58 anos de fundação, tem hoje em seus quadros 185 mil filiados, 95 prefeitos, 64 vice-prefeitos e pouco mais de 800 vereadores. Foi uma comemoração fechada, quase que simbólica.

 

 

pol

 

Mas a pergunta é: como, em um estado bolsonarista, o MDB será protagonista na majoritária de 2026, como pregam suas lideranças, se o (ainda) maior partido do estado faz negócios com deus e o diabo ao mesmo tempo? No plano federal tem três importantes ministérios no governo Lula da Silva (PT). Em Santa Catarina, é governo com Jorginho Mello (PL). Será que vai se juntar com o PT e outros partidos de esquerda, como já admitiu ser um movimento possível o presidente do diretório estadual, Carlos Chiodini?

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x