Colunas

Política e Políticos – Guerra dengue em Joinville

Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

19/02/2024

Política e Políticos – Em maio a biofábrica de Joinville criada para combater o mosquito da dengue será ativada. A metodologia aplicada é inovadora, autossustentável e complementar às demais ações de prevenção ao mosquito. Consiste na liberação do Aedes com a bactéria Wolbachia. Só em 2024, Joinville já registrou 1.500 casos com cinco mortes. A primeira etapa preparatória, com a coleta de 25 mil ovos do mosquito, já foi concluída.

 

O material está na Fundação Osvaldo Cruz (RJ) que mantém parceria com a Universidade Monash, na Austrália. Os ovos receberão a bactéria e, depois, os mosquitos serão soltos na natureza a partir de julho, com efeitos em 2025. Ao se reproduzirem, não transmitem dengue ou outras doenças.

 

politica

 

Política e Políticos – CURTAS

 

*Governador Jorginho Mello (PL) decidiu antecipar seu retorno de viagem aos Emirados Árabes em busca de investidores e para onde embarcou no sábado (17). Volta dia 24 (também um sábado) para a manifestação pró Jair Bolsonaro (PL) no dia seguinte (25) em São Paulo.

 

*Seria mesmo muito esquisita a ausência do governador mais bolsonarista que o país tem e terá, pode-se dizer. Muito mais que o ex-ministro de Bolsonaro e atual governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Que venceu a eleição graças a JB.

 

*É preciso dizer que Mello não é o único queridinho do ex-presidente. Bolsonaro nutre amizade com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), bolsonarista desde sempre mesmo que filiado a um partido com três ministérios no governo de Lula da Silva (PT). Rodrigues não foi convidado, mas vai, mesmo com veto de JB a alianças com o PSD nas eleições de outubro.

 

*Aliás, Mello vai precisar e muito dos votos que Bolsonaro ainda tem em Santa Catarina para posicionar o PL entre como o partido com mais prefeitos no estado: o governador fala em conquistar 100 prefeituras. Em 2020, o partido elegeu apenas 27 prefeitos, ficando atrás do MDB (96), PP (52), PSD (42) e PSDB (32).

 

*Ministros dos Transportes, Renan Filho (MDB), e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos) são esperados em Florianópolis na quinta-feira (22). São convidados do Encontro Regional Sul Brasil de Infraestrutura e Logística. Relatórios coloridos à vista.

 

*Mario Hilbebrandt, prefeito de Blumenau, é a mais nova aquisição do PL. Deixou o Podemos em legítimo toma lá, dá cá (recursos do estado para obras). É a maior prefeitura nas mãos do PL. Mas no terceiro maior colégio eleitoral de SC o PL ainda não oficializou candidato a prefeito. Hildebrandt quer a atual vice-prefeita e médica, Maria Soar, ainda no PSDB.

 

Ainda a SC-108

 

pol

Deputado Daniel Cândido (Podemos) reclama que a SC-108 está na última posição do cronograma de obras previstas pelo programa “Estrada Boa” anunciado pelo governador Jorginho Mello (PL) e pede prioridade. Mas ele se refere ao trecho de Major Gercino. Como o Norte tem se calado politicamente, a 108, entre Guaramirim e Massaranduba, também espera por obras (duplicação de três quilômetros e revitalização) passados dois meses do ato festivo da ordem de serviço assinada por Mello. Para quem não sabe, essa rodovia tem 472,27 quilômetros segmentados. Vai de Joinville até Praia Grande, na divisa com o Rio Grande do Sul.

 

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

*Coincidências que a chamada “imprensa da verdade” não questiona e nem publica, sobre o comportamento do atual ministro do STF e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, na fuga de presos da penitenciária de segurança máxima de Mossoró Dia 1º de março de 2023 Dino visitou lideranças no Complexo da Maré (RJ), área dominada pelo Comando Vermelho;

 

*Em 2 de março de 2023 a chamada “dama do tráfico”, Luciane Farias, mulher de um dos cabeças do Comando Vermelho, é recebida no Ministério da Justiça em reunião a portas fechadas. Em 3 de abril, Flavio Dino nomeia um novo diretor para o presídio de segurança máxima de Mossoró (Rio Grande do Norte);

 

*Em 4 de setembro de 2023, Dino determina, pessoalmente, que os presos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral do Nascimento sejam transferidos do presídio de segurança máxima do estado do Acre para Mossoró;

 

*Em 5 de fevereiro de 2024, Mendonça e Cabral fogem do presídio de Mossoró abrindo um buraco no teto de uma cela de segurança máxima sem serem vistos ou ouvidos por ninguém. Além da necessidade de ocultação dos entulhos. Só coincidências? Deve ser.

 

Tem bode na sala

pol

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que vai convocar o embaixador brasileiro para “uma dura conversa de repreensão”, após a fala de Lula da Silva (PT) que comparou a guerra em Gaza com o Holocausto nazista e ações de Hitler. “As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, disse Netanyahu.

 

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que “Lula traz vergonha ao seu povo ao apoiar o grupo terrorista Hamas”. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula. Que, como o PT e as esquerdas, apoia o grupo terrorista Hamas.

 

Política e Políticos

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x