Colunas

Política e Políticos – STF valida cadastro de pedófilos

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

22/04/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Projeto de Lei do deputado Carlos Humberto (PL), que ainda aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa para criação de um cadastro público de pedófilos e agressores sexuais, já tem respaldo do Supremo Tribunal Federal. Por unanimidade, os ministros decidiram pela validade de legislação semelhante a que foi aprovada no Mato Grosso.

 

pol

 

O STF validou o cadastro de pedófilos e a lista de pessoas condenadas por crime de violência contra a mulher, mas sem os nomes das vítimas ou informações que possam identifica-las. “O cidadão catarinense precisa saber quem são, onde estão e o perigo que esses bandidos estão oferecendo”, defendeu o deputado.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

 

*Jair Bolsonaro (PL) volta hoje (23) a Santa Catarina para dois compromissos já agendados. Por volta de meio-dia vai ao mercado público de Florianópolis com o governador Jorginho Mello (PL) a tiracolo. E, junto, o prefeito Topázio Neto (PSD), que disputa a reeleição com apoio do PL, que a princípio deve indicar o vice. Vai ser um Deus nos acuda!

 

 

*À noite Bolsonaro desloca-se para Camboriú, município-mãe de Balneário Camboriú, onde já esteve por outras vezes. É convidado, mais uma vez, para o Congresso Internacional de Missões dos Gideões, agora em sua 39ª edição. E, claro, leva junto Renan Bolsonaro Filho (PL), candidato a vereador em BC, onde pai e mãe já estiveram no feriado de Páscoa.

 

 

*Senadora Ivete Appel da Silveira (MDB) está em destaque na foto de inauguração do viaduto duplo da BR-470, em Navegantes, onde emedebistas e petistas se acotovelaram buscando o melhor ângulo. O MDB tem três ministérios no governo Lula da Silva (PT) e isso explica o porquê de o ministro Renan Filho (MDB) ter concedido a honra do corte da fita à senadora.

 

 

*Renan Filho veio a Santa Catarina pela terceira vez como ministro dos Transportes. Em sua estada por aqui na semana passada não se deu ao trabalho de vistoriar obra do contorno viário da Grande Florianópolis, prometido para 2012! E muito menos foi ao Morro dos Cavalos, mesmo que de helicóptero. Para quem vive discursando sobre mobilidade…

 

 

*Deputado federal Ricardo Guidi, pré-candidato a prefeito de Criciúma, que trocou o PSD pelo PL, deve perder o mandato. Em sua defesa já lança mão de uma frágil “vitimização” porque o PSD não apoiou sua candidatura. O mandato, diga-se, é do partido e não do eleito. No plano nacional o PSD é aliado de Lula da Silva (PT), com três ministérios. E isso é o que vale.

 

 

*Discursos nas Câmara de Jaraguá do Sul e Corupá deixam a impressão de que o déficit (quase 100) de policiais militares lotados no 14º Batalhão, que abrange Massaranduba, Guaramirim, Schroeder e Corupá, será suprido visto que o STF autorizou prosseguir com concurso público lançado em maio de 2023. Quantos virão e para onde vão? Meia dúzia, quando muito?

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Palavras do ministro

 

 

 

Túneis no Morro dos Cavalos, em Palhoça, onde há décadas motoristas penam com congestionamentos quase que diários, não estão entre as ações previstas pelo Ministério dos Transportes. Quem disse foi o ministro Renan Filho (MDB), na quinta-feira (18), em visita a Santa Catarina. Assim sendo, todo o resto é conversa fiada. Ah, o DNIT liberou mais 1,4 metros da duplicação da BR-280, em Guaramirim. Em 2023, os primeiros 1,6 metros foram “inaugurados” por Renan Filho.

 

pol

 

Nesse ritmo, por ser obra a qual pouca importância dão nossos “nobres” parlamentares, vamos bater o recorde que pertence à duplicação da BR-101 Sul: 14 anos. Aliás, é preciso ressaltar o papel da Federação das Indústrias de Santa Catarina na sua persistência pela obra. A FIESC banca relatórios detalhados, confiáveis e atualizados.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

 

VIA BRASIL

 

 

*Depois de cinco meses em prisão preventiva por suposto desvio de verbas públicas e de praticar a chamada “rachadinha” (parte do salário de assessores por ele indicados), o vereador Fabio Luiz Fernandes Castelo Guedes (PL/Itajaí), deixou a cadeia e vai responder em liberdade. Mas segue afastado da Câmara, onde escapou da cassação por um voto.

 

 

*Governador Jorginho Mello (PL) lavou as mãos no processo sucessório de Fabricio de Oliveira (PL) na prefeitura de Balneário Camboriú. Ao não indicar candidato a prefeito, fez com que Oliveira apontasse o jornalista Peeter Grando. A lista de pré-candidatos a prefeito de BC já tem oito nomes do PP, PDT, PT, PSD, Novo, MDB, Podemos e PL.

 

 

*Candidato a prefeito de Itajaí, o jaraguaense Carlos Chiodini (MDB), nunca bem votado em seu ex-domicílio eleitoral, disse que admite alianças com partidos de direita, citando o PL, e de esquerda, no caso o PT de quem o MDB é aliado no plano federal. Mas é isso mesmo o que move políticos que fazem da política um (bom) meio de vida. É o toma lá, dá cá sem preconceitos.

 

 

*Em Joinville, maior colégio eleitoral do estado, o MDB ainda não tem candidato a prefeito. Cotado, o deputado estadual reeleito, Fernando Krelling, já jogou a toalha. E é possível que boa parte do partido apoie a reeleição de Adriano Silva (Novo). Entre 1973 e 2020, o MDB já foi quase que um monopólio nas urnas da “Manchester” catarinense.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Parada em Araquari

 

 

Na visita a Santa Catarina, quando inaugurou o primeiro ponto de parada e descanso do estado para caminhoneiros, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB/AL) recebeu pedido formal e por escrito do senador Esperidião Amin (PP/segundo da esquerda para a direita) para que uma segunda estrutura do gênero seja construída sem muita demora.

 

pol

 

Dessa vez em Araquari, onde a Arteris Sul, que bancou a obra em Palhoça, também tem praça de pedágio. Renan não disse sim e nem não. A obra depende de acertos entre a concessionária, o próprio ministério e a Agência Nacional de Transportes Terrestres, que já havia autorizado a unidade de Palhoça em julho de 2014. E que ficou pronta dez anos depois, em fevereiro de 2024.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x