Jaraguá do Sul

Portaria do Estado oficializa serviço de cardiologia pelo SUS no Hospital São José

A emissão da portaria era aguardada para oficializar o trâmite e garantir que o hospital possa ser ressarcido pelos serviços prestados.  

02/06/2023

Duas ações voltadas ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São José, de Jaraguá do Sul, marcaram a semana, com a publicação da portaria que oficializa a habilitação do hospital como Unidade de Alta Complexidade Cardiovascular e a decisão da Secretaria de Estado da Saúde de realizar a substituição do acelerador linear, equipamento utilizado dentro do serviço de radioterapia no tratamento do câncer. 

A Portaria 458/2023, publicada no dia 30 de maio, autoriza a habilitação estadual do Hospital São José como “Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular”, com os serviços de cirurgia cardiovascular e procedimentos em cardiologia intervencionista, mais o laboratório de eletrofisiologia pelo SUS. 

Os procedimentos serão custeados pelo Estado. O deputado Vicente Caropreso informa que desde o mês de março o hospital estava autorizado pelo Estado a realizar procedimentos cardíacos encaminhados pelas unidades de saúde de municípios da microrregião. A emissão da portaria era aguardada para oficializar o trâmite e garantir que o hospital possa ser ressarcido pelos serviços prestados.  

“Isso significa a garantia da realização de cirurgias, exames e demais procedimentos cardíacos pelo SUS em Jaraguá do Sul. Pacientes que precisam de atendimento envolvendo problemas no coração não serão mais enviados ao Hospital São Vicente, de Mafra. Eles serão atendidos no município, em um centro de cardiologia de primeiro mundo que ajudamos a construir”, registra o deputado e médico Vicente.

 

CREDENCIAMENTO – O governo do Estado busca, agora, o credenciamento do atendimento de alta complexidade da cardiologia do Hospital São José no Ministério da Saúde, para que os serviços sejam custeados pelo governo federal. Enquanto esse processo tramita, os custos serão arcados pela Secretaria de Estado da Saúde, conforme termo de compromisso firmado com o hospital.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x