Jaraguá

Prefeitura de Jaraguá disponibiliza comprovante online da vacina contra Covid

Atualmente quem precisa comprovar que foi vacinado tem que apresentar a carteirinha física de vacinação ou ir em um posto de saúde e pedir o histórico de vacinação

23/12/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Prefeitura de Jaraguá disponibiliza comprovante online da vacina contra Covid

Reprodução/PMJS

A Diretoria de Tecnologia e Informação da prefeitura de Jaraguá do Sul, desenvolveu um sistema para emissão do comprovante municipal da vacinação contra a covid-19. 

Atualmente quem precisa comprovar que foi vacinado tem que apresentar a carteirinha física de vacinação ou ir em um posto de saúde e pedir o histórico de vacinação.  

O processo desenvolvido pela equipe de TI funciona de forma totalmente online, ou seja, é feito a partir do portal da prefeitura e os dados são do sistema Municipal de Gestão da Saúde onde ficam registradas as informações da vacina. São esses dados que o município envia ao Ministério da Saúde.  

Este sistema foi desenvolvido em função do problema que ocorreu na página do Ministério da Saúde, no ConecteSUS, onde muitas pessoas não conseguiram acessar os comprovantes digitais de vacinação covid.  

O sistema

Quem se vacinou contra a Covid-19 em Jaraguá do Sul (D1, D2 ou dose de reforço ) poderá emitir seu certificado municipal de vacinação. 

Para acessar o comprovante, basta ir ao Portal da prefeitura e clicar na aba “COMPROVANTE DE VACINAÇÃO MUNICIPAL – COVID”  (clique aqui).

Caso a pessoa não tenha cadastro na prefeitura, deve fazer este processo, que também é simples. Se já tiver cadastro, ao acessar, já vai aparecer o comprovante com os dados da vacinação. 

Neste documento há um QR-CODE que pode ser escaneado para validação. A necessidade de QR-CODE e validação na página oficial do município é um princípio básico da comprovação de documentos, ou seja, o documento está disponível na página do município e não somente em uma cópia impressa. 

O QR-CODE no documento tem uma chave única de acesso e mesmo que se faça um documento impresso com as mesmas características, a chave única criptografada somente mostrará o documento original gerado. 

“O município, no entanto, não garante que este documento será aceito no exterior, por exemplo, já que depende de cada país, mas é uma tentativa viável para buscar uma solução para quem já está no exterior e não pode sair na rua”, afirma o diretor de Tecnologia e Informação da prefeitura, Márcio Manoel da Silveira.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x