Jaraguá do Sul

Prefeitura vai ceder antigo prédio da Câmara para a Polícia Militar SC

O prefeito Jair Franzner assinará o documento até quarta-feira (25).

24/10/2023

Prefeitos da microrregião estiveram reunidos na sexta-feira (20), na sede da Amvali, para ratificar a intenção de implantar uma central regional de videomonitoramento, nas instalações da antiga Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Em setembro, o prefeito Jair Franzner lançou o movimento pela regionalização das câmeras de videomonitoramento envolvendo Jaraguá, Corupá, Schroeder, Massaranduba e Guaramirim, mantendo a estrutura de acompanhamento às 24h do dia, em um único local.

 

O investimento total, de acordo com projeto da Amvali, é de R$ 2,5 milhões, aproximadamente, contudo, nessa primeira fase, o prédio será adequado às exigências de segurança e melhorias na estrutura que acumulou problemas ao longo dos anos, resultando na abertura de inquérito pelo Ministério Público de SC. 

 

A Câmara vinha funcionando em dependências sem alvará e tampouco habite-se. Devido a esses problemas, a Câmara Municipal foi transferida para dependências locadas junto a Católica de SC, desde a segunda quinzena de outubro de 2021. 

 

Com a concordância dos prefeitos na sexta-feira (20), presente também a comandante da 12ª Regional da Polícia Militar, Coronel Arlene Sousa da Silva Villela, e o deputado Antídio Lunelli, será dado esta semana mais um passo, com o termo de cessão de uso das dependências antigas da Câmara para a Polícia Militar de SC, pela prefeitura de Jaraguá.

 

O prefeito Jair Franzner assinará o documento até quarta-feira (25). A Coronel Arlene informou que o Estado tem os recursos para essa etapa e que tão logo a parte legal da cessão seja concretizada, eles serão reivindicados. Já existe empresa com registro de preços, o que deve agilizar o processo.

 

A proposta é inicialmente adequar as instalações às exigências de segurança dos bombeiros descritas no inquérito do Ministério Público e instalar a Central Regional de Videomonitoramento, reduzindo custos e maximizando os resultados com o uso das imagens e da inteligência da força pública. 

 

Em etapa posterior, serão buscadas fontes financeiras como emendas parlamentares federais e estaduais. O projeto total tem custo estimado em cerca de R$ 2,5 milhões, prevendo uma série de mudanças, inclusive a modernização da fachada.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x