Guaramirim

Presença luterana no Brasil: dois séculos reconhecidos em Guaramirim

Presença Luterana no Brasil comemorada. Câmara de Vereadores entregou na sessão de quinta-feira (16) Moção de Aplausos à Comunidade Evangélica Luterana de Guaramirim

21/05/2024

Neste ano de 2024 são comemorados 200 anos da Presença Luterana no Brasil com a chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, em 1824. Para comemorar a data, a Câmara de Vereadores entregou na sessão de quinta-feira (16) Moção de Aplausos à Comunidade Evangélica Luterana de Guaramirim. Os vereadores Ezequiel de Souza, Jaime Decker e Nilson Bylaardt, foram os proponentes da Moção.

 

 

Ao entregar a Moção, o vereador Ezequiel de Souza destacou o legado da Igreja Luterana. “Eu tenho um orgulho muito grande da Igreja Luterana que faz um trabalho belíssimo, não só em Guaramirim, mas em todas as cidades onde conta com templos e pontos de pregação. Em Guaramirim, a Igreja do Brüderthal é a mais antiga da região e está completando 138 anos de história. Guaramirim começou ali, por aquela comunidade onde foi erguida a escola e a igreja. Fico honrado, como vereador, prestar essa homenagem.”

 

pres

Ao receber a distinção, a Pastora Bárbara Kugel falou sobre a história e a presença dos 200 anos da Igreja Luterana no Brasil. “O justo viverá por fé’ é o lema da Igreja Luterana no mundo todo. Em 2017, marcou-se 500 anos da Reforma Luterana e este ano são 138 anos de presença em Guaramirim. Eu creio que esta Moção é um reconhecimento de que nós somos luteranos por graça, porque nós fomos transformados e queremos transformam aonde nós estamos.”

 

 

A vice-presidente da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Cristiane Poltronieri, encerrou a noite de homenagens. “Dizer que é um privilégio para nós, luteranos, e é uma honra em sermos reconhecidos dentro da nossa Casa Legislativa de Guaramirim. É um marco significativo porque 200 anos não só celebram a história da nossa igreja, mas também a contribuição valiosa que as nossas comunidades têm feito por todo o Brasil e, principalmente, para nossa Guaramirim”.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x