Colunas

Prevenir contra o câncer de mama é preciso!

E nunca é demais lembrar que a RFCC de Jaraguá do Sul em 2024 completará 36 anos de inestimáveis serviços.

05/02/2024

Você sabia que nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, foi o Dia Nacional da Mamografia? E que no último domingo (4) transcorreu o Dia Mundial do Câncer?

 

Por conta da data que reforça a importância da mamografia, as mulheres foram convocadas a usarem lenços na cor rosa para alertarem sobre a importância da prevenção. Mesmo as que não estejam em tratamento, ou já passaram por um tratamento bem sucedido, foram estimuladas a entrarem nessa corrente em prol da saúde e bem-estar da mulher.

 

 

A data marcou a arrancada do ano relacionada às ações da Rede Feminina de Combate ao Câncer, entidade sem fins lucrativos encontrada em grande parte dos municípios brasileiros. E nunca é demais lembrar que a RFCC de Jaraguá do Sul em 2024 completará 36 anos de inestimáveis serviços.

 

Tive o privilégio de conhecer as voluntárias da unidade Jaraguá do Sul no ano passado, quando fui convidada a escrever o livro “Um olhar diferente para a vida – Os 35 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul”. A obra conta a trajetória das abnegadas mulheres da Rede, desafios e lutas que possibilitaram o crescimento e a infraestrutura ofertada pela entidade. Os exemplares podem ser adquiridos na sede da rua Bernardo Dornbusch, com venda totalmente revertida para as despesas fixas da entidade em Jaraguá do Sul.

 

 

Vale destacar que o Dia Nacional de Combate ao Câncer é em 27 de novembro, mas o calendário anual das Redes referente ao tema é mais extenso e contempla campanhas de arrecadação de recursos que garantem a continuidade da excelência de serviços ofertados, gratuitamente, à população.

 

 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgados no inca.gov.br aponta, que o câncer de mama é o mais frequente entre as brasileiras, com uma média de 74 mil novos casos ao ano.

 

Nunca é demais lembrar que para se proteger do câncer de mama existem uma série de orientações, como manter o peso corporal saudável, ser fisicamente ativa, evitar bebidas alcoólicas e amamentar até o sexto mês de forma exclusiva e, se possível, até os 2 anos ou mais. E também que 17% dos casos podem ser evitados com hábitos de vida saudável. Outra informação é que o câncer de mama relacionado ao trabalho é o segundo câncer mais incidente entre as mulheres: a estimativa é que entre 2020 e 2022, cerca de 66.280 mulheres por ano devem ter sido afetadas.

 

 

Vale destacar que o INCA é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde para desenvolvimento e coordenação de ações integradas.

 

 

Portanto, não basta “despertar” para a prevenção apenas no Outubro Rosa, comprar a camiseta e os bottons da fita de rosa e puxar no peito, como um adereço com mera intenção decorativa. É preciso procurar atendimento médico periodicamente, fora do período da campanha global de outubro, porque com saúde não se brinca.

 

 

Fazer o autoexame mensal e ficar atenta a possíveis alterações nos seios podem garantir um diagnóstico precoce e imediato tratamento. Quanto mais cedo, menos riscos. Quanto mais cedo, mais motivos para celebrar a vida!

 

 

E se você tem tempo disponível e sente empatia pelas guerreiras que lutam pela vida e acreditam na cura do câncer (de mama e de colo do útero), abrace a ideia de ser voluntária. Na legião das “damas de rosa” sempre há lugar para mais uma. E não há nada mais gratificante do que o voluntariado, de saber que a nossas ações estão levando suporte e conforto às que precisam. Para isso, procure a Rede Feminina e some para esta causa. E lembre-se de que todo o bem enviado de forma genuína, volta na mesma medida para você, como um bumerangue.

 

 

Leia Também>>>>>>  Conto: O Natal de José e Josias

 

natal

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de agathaWhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.

Notícias relacionadas

x