Jaraguá do Sul

Programa Mais Médicos: mais 13 profissionais chegaram

Programa Mais Médicos é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde

23/04/2024

Jaraguá do Sul conta com 36 profissionais do Programa Mais Médicos que é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê a reorganização da oferta de novas vagas de graduação e residência médica, para qualificar a formação desses profissionais.

 

 

No dia 8 de abril chegaram mais 13 médicos, que já atuam nas Unidades Básicas de Saúde e na Central de Atendimento Dengue, no Parque de Eventos. De acordo com a gerente do Sistema Ensino, Saúde e Comunidade, Patrícia Sandy Nogueira, vinculada à Diretoria de Decisões Administrativas e Sistema Ensino, Saúde e Comunidade do Gabinete do Prefeito, os profissionais inicialmente estão na Central da Dengue, dentro dos esforços do Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, para atender aos casos suspeitos da dengue.

 

programa

Segundo explica Patrícia Nogueira, os 13 médicos que chegaram no dia 8 de abril atuarão nas Unidades Básicas de Saúde, mas devido à gravidade do quadro da dengue e doenças respiratórias estão junto com outros profissionais no Parque de Eventos, onde o atendimento é diário, inclusive nos finais de semana, até 22 horas.

 

 

Em cinco UBS, os horários serão estendidos e as equipes já estão contratadas, sendo Vila Lenzi, Ilha da Figueira (Águas Claras), Nereu Ramos, Vila Nova e João Pessoa. Ainda sem data definida, o atendimento nessas UBS será de segunda a sexta-feira até as 22h e aos sábados, das 9h às 13h.

 

 

 

VIRÃO MAIS – Conforme a gerente do Sistema Ensino, Saúde e Comunidade, o Programa Mais Médicos já confirmou a vinda de mais 14 profissionais, mais depende do Ministério da Saúde. Como registro, dos 36 atuando no Mais Médicos em Jaraguá do Sul, 14 não são brasileiros.

 

 

Sete iniciaram a residência médica pelo Sistema em março

 

 

 

Os médicos do programa do Ministério da Saúde, recebem o valor de R$ 12.386,50 brutos da chamada bolsa-formação, que é um rendimento não-tributável, mais auxílio moradia e alimentação, as chamadas contrapartidas municipais, pagos diretamente pelo município, no valor de R$ 2,7 mil.
Conforme o Ministério da Saúde, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, e também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.

 

 

programa

 

Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

 

 

 

RESIDÊNCIA – O Sistema Ensino, Saúde e Comunidade iniciou no dia 1º de março a residência médica nas unidades de saúde, com acompanhamento de médicos preceptores. São sete médicos fazendo residência, sendo dois deles formados na primeira turma da Faculdade de Medicina de Jaraguá do Sul, do Idomed/Estácio.

 

 

Outros quatro estão no segundo ano de residência.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x