Saúde

Projeto da Rede Nacional Saúde do Homem completa dez anos

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer

08/04/2022

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer e a primeira década do lançamento do projeto que resultou na fundação da Rede Masculina Nacional de Combate ao Câncer, também conhecida por Rede Nacional Saúde do Homem. Para o presidente nacional, Dúlcio Lenzi Filho, a data remete a uma reflexão sobre os cuidados a saúde do homem como um todo e, em especial, de prevenção da segunda doença que mais mata no mundo: o câncer

Segundo Dúlcio, graças a atitude de Antônio Marcos de Souza que em 8 de abril de 2012 e, por coincidência era o Dia Mundial de Combate ao Câncer e um Domingo de Páscoa, iniciou a elaboração do Projeto de Viabilidade para a Constituição da Rede Masculina Nacional de Combate ao Câncer. Este projeto, inspirado na Rede Feminina, culminou com a fundação da instituição, via assembleia geral no dia 3 de agosto de 2013, em Jaraguá do Sul, ficando o dia 8 de abril como a data oficial da idealização da instituição.

O presidente da Rede Nacional destaca que os dados estatísticos são desfavoráveis aos homens em relação às mulheres. “Enquanto que as mulheres praticam a cultura da prevenção, os homens têm por hábito cuidar da família, do carro, da casa, mas dificilmente cuidam de si. A maioria dos homens somente procura o médico em condições de risco”, aponta. Dúlcio destaca que a missão da Rede Saúde do Homem é oportunizar o acesso a informações sobre a saúde masculina de modo geral, com ênfase na prevenção de doenças. Orientar e promover ações de práticas de hábitos saudáveis, visando a melhor qualidade de vida da população masculina no Brasil e a instituição.

Finalizando, Dulcio Lenzi Filho, relata que neste período foram criadas as redes estaduais no Paraná e Santa Catarina, bem como, a primeira Rede Municipal em São João Batista, com ações que contribuíram para a conscientização da população masculina quanto aos cuidados com a saúde.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x