Sem categoria

Rebanho de gado de corte com brincos é superior a 11 mil cabeças

Os dados são da Cidasc, que baseou o levantamento da produção agropecuária em Jaraguá do Sul, neste ano.

13/09/2022

Dados da Cidasc de 2022, que baseou o levantamento da produção agropecuária em Jaraguá do Sul, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, mostram que existem 11.226 cabeças de gado de corte brincados em 1.154 propriedades e 124 cabeças de gado leiteiro em seis propriedades. Estima-se em 10% das cabeças de gado não brincadas.

O brinco bovino — ou brinco de gado — é uma ferramenta que ajuda o pecuarista no controle do rebanho. Ele foi criado para ajudar na identificação do animal, distinguir os bovinos de uma propriedade, afastar moscas do chifre e, ainda, ajudar no processo de engorda. Nesse processo é possível acompanhar o ciclo reprodutivo inteiro.

O levantamento apresentado pelo secretário Marcos Voltolini mostra que a estimativa é de que haja em Jaraguá do Sul outras 2,5 mil criações como caprinos, ovinos, bubalinos, equinos e coelhos.  A avicultura, outrora muito forte, está resumida a 10 produtores, com produção estimada de 355 cabeças anuais, entre frangos e marrecos.

O rebanho suíno é estimado em 2,4 mil cabeças. Na apicultura, estima-se a produção de cinco toneladas anuais com colmeias de abelhas Apis e sem ferrão.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x