Educação

Rede municipal de Jaraguá aboli a adição de açúcares na merenda escolar

São 22 mil alunos da rede municipal, entre educação infantil e ensino fundamental que recebem diariamente alimentação escolar

25/03/2022

A Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul não se preocupa apenas com estabelecimentos bem estruturados física e tecnologicamente, pela qualidade pedagógica, mas também pela saúde digestiva dos alunos por meio da alimentação saudável e livres de açúcares ou adoçantes.

São 22 mil alunos da rede municipal, entre educação infantil e ensino fundamental que recebem diariamente alimentação escolar balanceada feita no próprio estabelecimento, com cardápio preparado e acompanhado por nutricionistas, como observa Ionara Camargo, coordenadora da alimentação escolar. Na equipe, são quatro profissionais da nutrição.

Ela ressalta que seguindo recomendações do Fundo Nacional de Educação (FNDE), responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o uso de açúcares foi abolido na alimentação escolar em Jaraguá do Sul, como em cereais adoçados, bolachas recheadas, entre outros alimentos que possuem adição de açúcar.

A retirada dos açúcares na merenda escolar na rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul, se deu gradativamente, e segue nota técnica do FNDE de 2020 quanto as alterações nos aspectos de segurança alimentar e nutricional na legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Uma das preocupações foi retirar açúcar e alimentos ultraprocessados. Diversos estudos apontam o impacto do consumo desses alimentos na saúde e associam o seu consumo à obesidade e outras doenças. Atualmente, mais de 30% das crianças até nove anos de idade no Brasil têm sobrepeso.

A nutricionista Ionara Camargo explica que é trabalhado na educação alimentar das crianças e na construção de hábitos alimentares saudáveis desde cedo, de modo a evitar problemas futuros, reforçado com a oferta de frutas, verduras, legumes, carnes e outros nutrientes saudáveis.

“Além do cardápio variado, orientamos as merendeiras e acompanhamos de perto a questão da sanidade dos produtos e dos ambientes escolares onde são preparados para servirem às crianças. Temos, seguramente, uma das melhores alimentações escolar servidas às crianças, algumas recebendo de duas até quatro refeições dia, dependendo do período em que permanece na unidade”, completa a coordenadora Ionara Camargo.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x