Jaraguá do Sul

Rede municipal de saúde reforça as ações de combate à sífilis

A doença ainda representa um grave problema de saúde pública que, apesar do diagnóstico e tratamento simples, ainda vem aumentando o número de casos no país

18/10/2022

O terceiro sábado do mês de outubro – este ano no dia 15 –  foi instituído como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita e tem como objetivos estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde nas atividades comemorativas da data, com vistas a enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como doença sexualmente transmissível.

A doença ainda representa um grave problema de saúde pública que, apesar do diagnóstico e tratamento simples, ainda vem aumentando o número de casos no país. A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça as ações que desenvolve durante todo o ano no enfrentamento à doença.

Entre as estratégias mais recentes estabelecidas pela Vigilância Epidemiológica estão capacitações para profissionais que atuam diretamente na área, da rede pública de saúde. Afora isso, foi realizada a atualização do Protocolo Municipal de Manejo da Sífilis Adquirida, Sífilis na Gestação e Sífilis Congênita. O próximo passo será a realização de uma capacitação destinada aos profissionais médicos e enfermeiros da Rede de Atenção à Saúde e aos Hospitais.

Ao longo de todo o ano a Secretaria da Saúde realiza  a manutenção da distribuição de preservativos em vários pontos do município e apoio ao diagnóstico por meio da oferta de testagem e monitoramento de todos os casos diagnosticados, além da prescrição do tratamento.

 

 

Casos de sífilis

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram um aumento nos casos de sífilis adquirida em 2021 em Jaraguá do Sul. Foram registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 225 casos de sífilis adquirida em pacientes residentes na cidade, ultrapassando o número total de casos registrados no ano de 2020 em 95,6%.

A gerente de Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani, informa que no município todas as Unidades Básicas de Saúde realizam o teste rápido de sífilis, que fica pronto em poucos minutos. “É importante prevenir, como também testar e tratar possíveis casos. Estamos desenvolvendo, inclusive, uma campanha com este foco no momento”, informa. Além das UBS, Jaraguá do Sul conta com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Rua Jorge Czerniewicz, nº 800, no Bairro Czerniewicz (piso superior do antigo Pama I), com demanda livre para realização de testes rápidos.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x