Geral

Resgates de animais silvestres são feitos pelo 193 neste fim do ano em Jaraguá

A instituição socorrista é parceira da Fujama no Programa Resgate de Fauna

21/12/2021

Por

Resgates de animais silvestres são feitos pelo 193 neste fim do ano em Jaraguá

Divulgação PMJS

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) alerta que do dia 23 de dezembro até 10 de janeiro de 2022, os resgates de animais silvestres estão suspensos em área urbana e residencial. Eles serão feitos exclusivamente pelos Bombeiros Voluntários do município por meio do serviço 193. A instituição socorrista é parceira da Fujama no Programa Resgate de Fauna.

Com a chegada do verão, o número de ocorrências de cobras em áreas residenciais tem aumentado. Os biólogos da fundação dão duas dicas para quem for aproveitar o período de fim de ano para fazer uma faxina em casa, principalmente no quintal.

1) Se possível utilize botas de borracha ou perneiras. Se for mexer com algum amontoado de materiais como pilhas de madeiras, por exemplo, o uso de luvas de raspa de couro (muito utilizadas em jardinagem) também é recomendável.

2) Nunca tente capturar um animal sem os equipamentos necessários. No caso de serpentes neste período de fim de ano a dica é chamar os bombeiros. O mesmo vale para aves e mamíferos como corujas, gambás, gatos-do-mato, cachorros-do-mato ou até macacos. Ao se sentirem acuados, esses animais podem se defender com mordidas ou arranhões.

Das 304 serpentes resgatadas este ano até o momento em Jaraguá do Sul apenas 30% eram peçonhentas. A grande maioria (70%) são inofensivas ao homem como as dormideiras, uma das espécies mais comuns no município.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x