Jaraguá do Sul

Resolutividade de quase 90% dos registros de comunicação da Ouvidoria

O novo sistema depende de compatibilização na área de Tecnologia da Informação e deve iniciar o processo de implantação em breve.

30/05/2023

A Secretaria de Transparência e Integridade Pública/Coordenadoria da Transparência e Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul levantou os principais números e dados registrados em 2022. No total foram 8.323 atendimentos, sendo que foram concluídos 7.417 atendimentos, com índice de resolutividade de 89,11%. A média mensal foi de 694 comunicações por mês, ou 33 por dia útil, entre solicitações, reclamações, denúncias. A maior demanda aconteceu nos meses de fevereiro e março, período pós-férias coletivas da prefeitura e pós-férias escolares. 

Quanto à natureza das comunicações recebidas, 52,46% foram solicitações de serviços; 20,37%, denúncias; reclamações, 23,35%; sugestões e elogios, 2,49%; pedido de informações (Lei de Acesso à Informação), 2,49%. A maior parte das comunicações foram feitas por meio do telefone 0800-642-0156 da Ouvidoria. Os três bairros que mais geraram os registros foram Centro (764 comunicações), Barra do Rio Cerro (481) e Ilha da Figueira (433). Entre os assuntos mais recorrentes na Ouvidoria em 2022 estão “patrolamento e macadamização” (476 registros), sinalização viária (420) e vistoria de risco de queda ou queda de árvore sobre edificação (419).

O secretário de Transparência e Integridade Pública, Leonel Pradi Floriani,  explica que o serviço de Ouvidoria está em constante aperfeiçoamento. “Acreditamos que o munícipe vai, cada vez mais, utilizar esse serviço de Ouvidoria para atendimento às suas demandas. Estamos em fase de estudo de implantação de um novo sistema, do governo federal, que irá agilizar o atendimento das solicitações, diretamente nas secretarias municipais”, adianta Floriani.

O novo sistema depende de compatibilização na área de Tecnologia da Informação e deve iniciar o processo de implantação em breve. Os números do relatório de 2022 da Ouvidoria servirão para planejamento e melhoria dos serviços de ouvidoria da prefeitura.

 

Planejamento e Urbanismo lideram as demandas no ano passado

 

De acordo com o secretário Leonel Floriani, desde 2014, quando a Ouvidoria foi implantada, foram recebidas 82.444 comunicações, com uma média anual de 9.160. No último exercício, 52,46% das comunicações recebidas foram de serviços em geral, mantendo a maior incidência desde o início dos trabalhos.

As denúncias foram da ordem de 20,37% do total. As reclamações atingiram 23,35%. O contato telefônico representou 55,53% das comunicações recebidas. O relatório mostra que 35,8% das demandas (2.622) foram para a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, seguido pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (1.565) e a Fujama com 1.026. 

 

Canais de atendimento:

 

  • Aplicativo de celular: Jaraguá na Mão, no botão Ouvidoria
  • Internet: jaraguadosul.sc.gov.br/ouvidoria
  • E-mail: ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br
  • Telefone gratuito: 0800-642-0156, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
  • Atendimento presencial: na Ouvidoria, localizada na Rua Walter Marquardt, 1.111, Barra do Rio Molha. De segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

 

 

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Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

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