Esportes

Resumo da Copa: Por milímetros, Suécia vence nos pênaltis e elimina EUA nas oitavas

Holanda conta com frangaço de goleira e avança às quartas da Copa do Mundo

06/08/2023

Foi no detalhe, por milímetros, mas a Suécia fez história na Copa do Mundo Feminina. A equipe europeia eliminou os Estados Unidos e se classificou para as quartas de final em disputa de pênaltis vencida por 5 a 4, após empate sem gols durante 120 minutos.

Hurtig garantiu a vaga em cobrança que inicialmente parou em defesa de Naeher, mas voltou para o gol e passou apenas alguns milímetros da linha, lance confirmado com a ajuda da tecnologia.

A Suécia, que ainda busca seu primeiro título mundial, avança para as quartas de final para enfrentar o Japão, que vem sendo um dos destaques da Copa do Mundo. O duelo será realizado na madrugada de sexta-feira (11), às 4h30 (de Brasília), em Auckland, na Nova Zelândia.

Foto: Reuters

A disputa de pênaltis entre Suécia e EUA precisou de 14 cobranças para ser decidida e entrará para a história não só pela dose de emoção, mas pela forma como foi resolvida. Na primeira oportunidade em que a Suécia pôde fechar a disputa, depois de os EUA perderem uma chance, Hurtig não bateu bem e viu a goleira Naeher fazer a defesa.

Porém, a bola subiu e voltou na direção do gol, fazendo a arqueira entrar em ação de novo e completar a defesa. Após muitos segundos de tensão e indefinição, a árbitra Stéphanie Frappart precisou da ajuda do VAR e da tecnologia da linha do gol para confirmar: a bola passou da linha e a cobrança foi convertida, classificando a Suécia.

Foto: Fifa

A queda nas oitavas de final é novidade para os Estados Unidos, que caem antes das quartas de final pela primeira vez na história da Copa do Mundo Feminina, será a primeira vez que a equipe não fica entre os três primeiros colocados.

As atuais campeãs mundiais se despedem com uma campanha bem abaixo da expectativa, com apenas uma vitória em quatro jogos e uma classificação na segunda posição na fase de grupos do torneio.

Foto: Asanka Brendon Ratnayake/Reuters

A goleira Musovic não pegou nenhuma cobrança de pênalti, mas foi a grande heroína da Suécia no confronto, responsável direta pelo duelo não ter sido resolvido no tempo normal.

A arqueira do Chelsea foi eleita a melhor jogadora da partida graças a pelo menos quatro defesas decisivas, que impediram os EUA de abrirem o placar durante os 120 minutos de duelo.

Foto: Reuters

Em um jogo onde as goleiras também fizeram a diferença, a Holanda venceu a África do Sul por 2 a 0 nesta madrugada de sábado (5) para domingo (6) e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo.

As comandadas de Andries Jonker fizeram um gol em cada tempo, com Roord e Beerensteyn, este segundo contando com um frangaço de Swart, e viram as adversárias serem ineficientes nas chances que criaram.

Foto: Jaimi Joy/Reuters

Kgatlana levou perigo, principalmente no primeiro tempo, mas encontrou Van Domselaar em dia inspirado. A Holanda vai enfrentar a Espanha na próxima fase, em confronto inédito na história das quartas. A África do Sul, que conseguiu chegar ao mata-mata pela primeira vez, se despede da competição.

Futebol: Juventus é derrotado pelo Inter de Lages e está fora da Série B

Futebol: Figueirense bate o América-RN e volta a vencer após seis rodadas na Série C

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x