Jaraguá do Sul

Reta final nas obras da Praça Ângelo Piazera

A previsão de entrega da obra é para julho

16/05/2023

A obra de requalificação da Praça Ângelo Piazera, no centro, está entrando na reta final. As equipes estão trabalhando nos acabamentos finos, pintura, colocação de revestimentos cerâmicos, finalização da pavimentação, instalação da cobertura do palco, escada e pergolado metálico. Em breve vai começar a instalação do mobiliário da praça e, ainda neste mês, a revitalização do calçadão. Além disso, bancos e lixeiras serão trocados, os balizadores reformados e construídos novos canteiros. A previsão de entrega da obra é para julho.

Com linhas contemporâneas, o projeto representa uma inovação em termos de arquitetura, com espaços atrativos para o lazer, cultura, alimentação e diversão para todas as idades. Esta é a proposta de requalificação da praça Ângelo Piazera, que reforça a característica de um ponto de encontro, um parque no centro da cidade.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, ressalta que esta obra é muito importante para a cidade. Segundo ela, desde 2017 a Administração Municipal planejava esta melhoria. “Com essas mudanças, a nova Praça Ângelo Piazera terá mais espaço de convivência, atraindo ainda mais pessoas.”

Ela lembra, ainda, que este projeto prevê a readequação de uma antiga quadra de esportes, que se transformou numa pista de skate. “Vamos construir uma estrutura adequada para o skate no Parque da Arena, para contemplar as pessoas que praticam este esporte”, acrescenta a secretária.

Toda a obra está sendo feita com recursos próprios do Município, inclusive, o projeto foi elaborado internamente pela arquiteta Graziela Bortolini e equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo. “É uma obra muito esperada e merecida para Jaraguá do Sul. É uma de muitas que ainda temos pela frente”, comenta o prefeito Jair Franzner.

AS MUDANÇAS NA PRAÇA HISTÓRICA
Na Praça Histórica o objetivo é valorizar os monumentos e preservar a simetria do paisagismo original.
– Acesso demarcado ao Marco Zero, restauração da Rosa dos Ventos e modernização dos totens de identificação dos símbolos nos pontos cardeais.
– Acesso e paisagismo de destaque para a efígie de Ângelo Piazera sobre bloco de mármore.
– Gazebo em substituição ao antigo chafariz.
– Museu Emílio da Silva com rampas e escada nova no acesso principal.
– Os letreiros com os dizeres “Eu Amo Jaraguá do Sul” se tornam monumentos, reforçam a identidade entre moradores, turistas e o local. Incentivam a publicação de pontos turísticos do município e as pessoas a divulgarem fotos da cidade.
– Nivelamento do acesso de veículos para garantir acessibilidade ao pedestre.
– Vagas exclusivas para funcionários e de carga e descarga.
– Totens de fornecimento de água e energia para ocupação eventual de foodtruck.
– A proposta de requalificação utiliza um perfil contemporâneo para agregar diversas funções para diferentes grupos de pessoas, enfatizando a característica de ponto de encontro deste local.

PRAÇA CONTEMPORÂNEA
A ideia é criar novos fluxos a partir dos pontos de interesse, com mobiliários que proporcionam um lanche na praça, uma partida de jogo, um bate papo ou somente um descanso na sombra.
– Reforma do edifício existente para uso comercial e gastronômico, com inserção de mesas e bistrôs na área externa.
– Área de convivência
– O novo playground terá piso emborrachado para atenuar o impacto e brinquedos inovadores.
– A pintura do muro representa a paisagem dos morros que se avistam da praça com agarras para escalada até meia altura.
– Sombreamento artificial com elementos de cinco metros de altura para garantir conforto térmico e permeabilidade na circulação.
– Mobiliários agrupados em diversas configurações para permitir o descanso e convívio entre pessoas.
– Sombreiro metálico
– Palco – Anfiteatro
– Bancos em nível inferior em frente ao palco e pergolado com balanços para adultos que proporcionam formas distintas de usufruir a praça.
– Diversas atividades
– Inserção de equipamentos de calistenia para continuidade às práticas esportivas comuns na área central: como corridas, caminhadas e pedaladas.
– Fontes interativas musicais e iluminadas em espaço protegido para diversão das crianças e para espetáculos com água
– Acesso pela ciclovia – acesso à sala de equipamentos
– Espaço Gastronômico – Circulação – Simulação da iluminação

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsAp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x