Política | 15/07/2025 | Atualizado em: 16/07/25 ás 13:31

Vereadora aponta falhas em reforma de escola em Schroeder; Prefeitura aponta providências

PUBLICIDADE
Vereadora aponta falhas em reforma de escola em Schroeder; Prefeitura aponta providências

Vereadora Rosamira Karsten mostra falhas na obra da Escola Frida Hein Krause, como frestas em janelas mal acabadas. Foto: Captura CM Schroeder

Durante sessão na Câmara de Vereadores de Schroeder, no Norte de Santa Catarina, a vereadora Rosamira Karsten fez duras críticas à qualidade da obra de ampliação da Escola Municilal Frida Hein Krause. Em seu discurso, ela expressou indignação com o estado da obra, que deveria representar melhorias, mas acabou se tornando um exemplo de descuido e falta de fiscalização.

Vereadora Rosamira Karsten aponta sérias falhas e cobra providências

A ampliação da unidade escolar foi conquistada no ano passado com o empenho do vereador Eudemar. No entanto, conforme relatado por Rosamira Karsten, o que era para ser um avanço na estrutura da escola virou motivo de frustração. Ela afirmou que a obra representa dinheiro público mal aplicado, reforçando sua insatisfação ao descrever a situação como “uma porcaria, com o perdão da palavra”.

Entre os problemas mais graves citados estão o piso totalmente desnivelado, janelas com frestas que impedem o fechamento adequado e calhas mal planejadas que, ao invés de solucionar, agravam os problemas de infiltração. A vereadora contou que, ao testar o piso com um balde de água, constatou que a água ficou parada em apenas um canto, evidenciando a falta de escoamento correto.

Escola Frida Hein Krause Foto: Divulgação Redes Sociais EM FHK

Riscos à segurança e falhas na acessibilidade preocupam

Rosamira Karsten também chamou a atenção para os riscos oferecidos pela obra mal executada. Segundo ela, a calçada apresenta tamanha irregularidade que oferece perigo para quem tem dificuldade de locomoção, como pessoas com labirintite.

Outro ponto citado foi a porta de vidro que dá acesso ao pátio da escola. A vereadora relatou que a porta quase não abre, aumentando o risco de acidentes, principalmente com crianças. “Pedi para isolar aquele espaço porque pode acabar quebrando e machucando alguém. Nem parafusar direito conseguiram”, pontuou.

Outro erro apontado é a instalação das tomadas, feitas atrás das portas, o que contraria princípios básicos de segurança e usabilidade.

Cobrança por fiscalização mais rigorosa e solução imediata

A vereadora reforçou a necessidade de maior rigor na fiscalização das obras públicas, principalmente quando se trata de instituições de ensino. Para ela, todo o acabamento da obra deixa a desejar e as falhas são visíveis já na entrada da escola. “Quem quiser ver, pode ir lá. A calçada, a drenagem da água da chuva… tudo muito mal feito. A água simplesmente escorre pelo pátio”, relatou.

Ela destacou ainda que a empresa responsável não recebeu o valor integral da obra, o que considera justo, diante da péssima qualidade dos serviços entregues. Rosamira Karsten cobrou que os reparos sejam feitos com urgência, ressaltando a importância da obra para a rotina da escola e dos alunos.

Atualmente, a obra permanece parada, sem previsão de conclusão, aumentando as incertezas quanto à sua entrega.

Entramos em contato com a Prefeitura de Schroeder para saber se alguma providência está sendo tomada. Atualizaremos este conteúdo assim que recebermos manifestação.

Prefeitura confirma medidas contra empresa responsável

A obra de ampliação das salas administrativas da E.M. Frida Hein Krause, localizada na Rua Marechal Castelo Branco, está sob responsabilidade da empresa ARG Construtora Ltda, contratada para executar os serviços com fornecimento de mão de obra, materiais e equipamentos necessários.

A Ordem de Serviço foi assinada em 13 de novembro de 2024, com prazo contratual de três meses para conclusão, ou seja, até 13 de fevereiro de 2025. No entanto, houve uma paralisação temporária entre os dias 20 de dezembro de 2024 e 12 de janeiro de 2025, totalizando 24 dias, o que prorrogou o prazo final para 08 de março de 2025.

Diante do não cumprimento do novo prazo, a Prefeitura notificou formalmente a empresa por meio da Notificação nº 19/2025–SOIU/SEF, de 11 de março de 2025, concedendo mais 10 dias úteis para a conclusão da obra, sob pena de sanções administrativas. Como a empresa continuou inadimplente, foi encaminhado o Ofício nº 01/2025–SOIU, em 02 de abril de 2025, solicitando a abertura de processo administrativo para aplicação de multa e demais penalidades legais, incluindo a possibilidade de declaração de inidoneidade e proibição de licitar com a administração pública.

Importante ressaltar que, durante todo o período, o setor de engenharia e fiscalização da Prefeitura acompanhou e cobrou ativamente o andamento dos trabalhos, tanto por mensagens e visitas presenciais quanto por notificações formais, sempre com o objetivo de garantir a qualidade e a entrega da obra à comunidade.

O atraso superior a três meses é de total responsabilidade da empresa executora, e a Prefeitura de Schroeder está tomando todas as medidas legais cabíveis para responsabilizá-la, inclusive com a possibilidade de sanções mais severas. A empresa informou recentemente que pretende entregar a obra nos próximos dias, e a fiscalização continuará acompanhando de forma rigorosa esse processo

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Marcio Martins

Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br