Estadual

Rota do Enxaimel é eleita uma das melhores vilas turísticas

A Rota do Enxaimel, no Bairro Testo Alto, em Pomerode, foi eleita uma das melhores vilas turísticas do mundo

16/12/2021

Por

Rota do Enxaimel é eleita uma das melhores vilas turísticas

Divulgação

A Rota do Enxaimel, no Bairro Testo Alto, em Pomerode, foi eleita uma das melhores vilas turísticas do mundo. O reconhecimento veio pelo selo turístico internacional Best Tourism Villages, conferido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Diversas edificações localizadas na vila são reconhecidas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) como patrimônio material de Santa Catarina e devidamente tombadas.

“Este prêmio demonstra a importância da preservação do patrimônio para o uso turístico dos bens culturais, gerando renda e estimulando a manutenção dos valores culturais locais”, avalia a gerente de Patrimônio Material da FCC, Carolina Fortes.

O prêmio elege os melhores exemplos de vilas que abraçam o turismo para oferecer oportunidades e impulsionar o desenvolvimento sustentável. Entre os 174 destinos inscritos de 75 países, 44 foram reconhecidas como as melhores vilas de 32 países. A Rota do Enxaimel foi a única escolhida entre as candidatas brasileiras.

“Isso foi possível pela atuação da FCC que, juntamente com outros órgãos de defesa do patrimônio, que trabalha na busca pela conservação destes imóveis, incluindo os entornos, também protegidos legalmente”, explica Fortes.

Saiba mais sobre a Rota Enxaimel

A Rota do Enxaimel é a maior concentração fora da Alemanha de casas construídas na técnica enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães. São cerca de 50 casas ao longo de 16 quilômetros, em um percurso tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na técnica enxaimel, as estruturas de madeira são construídas sem nenhum prego ou parafuso, apenas com encaixes. O núcleo rural do Testo Alto, em Pomerode, faz ligação com o Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, separados pelo Serra do Jaraguá, onde predominam pequenas propriedades com base na agricultura familiar. Pomerode tem 19 bens tombados pela Fundação Catarinense de Cultura e Jaraguá do Sul, doze, como patrimônio material de Santa Catarina.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x