Economia

Safra de arroz permanece estável em Santa Catarina

Santa Catarina permanece na segunda posição entre os estados produtores de arroz

26/07/2021

Por

Safra de arroz permanece estável em Santa Catarina

Santa Catarina teve uma redução na área de cultivo de 0,79% da safra de arroz de 2020/21, mas a produção se manteve praticamente a mesma da safra passada: 1,25 milhão de toneladas. Segundo a Epagri/Cepa, isso se deve ao aumento de produtividade no Sul catarinense, que hoje concentra 67% da produção estadual do grão. Santa Catarina permanece na segunda posição entre os estados produtores de arroz, contribuindo nesta safra com cerca de 11% da produção nacional.

Leia mais:

 

O engenheiro-agrônomo João Rogério Alves, analista da Epagri/Cepa, relata que no estado houve incremento de 0,37% na produtividade, passando dos 8.391 kg/ha para atuais 8.422 kg/ha, enquanto Araranguá registrou uma produtividade 1,54% maior. “Isso se deve a fatores como a aplicação de tecnologias, o clima favorável e o cultivo de variedades da Epagri, com alto potencial de produtividade”, explicou.

Alves diz que a cada ano há crescimento na produtividade média obtida nas safras, especialmente na região Sul. Isso acontece graças a um conjunto de fatores, como distribuição de chuvas, luminosidade adequada, uso de cultivares de alto potencial produtivo e incremento tecnológico. “Portanto, com os números de 2021, podemos considerar uma excelente safra também”, disse.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x