Sem categoria

SALÃO ZIMDARS – A caminho dos 125 anos de trajetórias da cultura do imigrante

O evento marcou o regresso de Euclides Cagnetti, que há meses se recuperava do quadro clinico que fragilizou a saúde

03/03/2023

No território de Itoupava Rega II, pertencente ao distrito de Vila Itoupava, em Blumenau, o Salão Zimdars é simbolo da identidade patrimonial da cultura dos pomeranos e alemães. A entidade foi fundada em 24 de setembro de 1898 com o nome Schützenverein Oberer Itoupava Rega.

No domingo, 26 de fevereiro, aconteceu a festa do tiro ao alvo, modalidade rei e rainha, cuja tradição da celebração segue os moldes dos costumes do imigrante, que foram assentados naquela comunidade tradicional. A corte era formada por Euclides Cagnetti (rei), Renato Rüdiger e Rui Sievert (cavalheiros), Arlete Sievert (rainha), Jovelina Hoster e Adriana Lüdke Fritzke (princesas).

O Musical Estrela de Ouro, de Rio Cerro, abrilhantou o evento, que iniciou com a ritualística folclórica de busca das majestades, sob o comando de Alison Laube. No retorno à sede social, aconteceu a sessão de homenagem, competições de tiro ao alvo, almoço festivo, tarde dançante e proclamação das novas majestades para o ano 2024.

O evento marcou o regresso de Euclides Cagnetti, que há meses se recuperava do quadro clinico que fragilizou a saúde. É um participante de longa data e colecionador de dezenas de títulos de rei, 1.º e 2.º cavalheiro, nas diversas entidades associativistas promotoras do patrimônio cultural da tradição do schützenverein, sobretudo em Massaranduba, sua terra de origem e residência.

(Com a colaboração de Ademir Pfiffer — Historiador e Youtuber)

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x