Siga o JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região no Google
E veja as notícias de Jaraguá do Sul e região com destaque nas suas buscas.
Samae deve desativar quatro dos cinco sistemas independentes
Com as obras do PAS - Programa de Ampliação do Saneamento, quatro das Estações de Tratamento de Água que utilizam processo simplificado serão desativadas
O Samae trabalha para melhorar ainda mais o Sistema de Abastecimento de Água do município. Mais de R$ 23 milhões estão sendo investidos, por meio do Plano de Ampliação de Saneamento, para aumentar a capacidade de reservação, controlar as perdas e, consequentemente, dar mais confiança ao sistema. Atualmente, o Samae conta com sete Estações de Tratamento de Água (ETA). A principal está situada no bairro Água Verde e atende 70% da demanda de água, com capacidade de 1.000 litros por segundo (l/s). A segunda maior estação está situada no Garibaldi, com capacidade para 160 litros por segundo, atendendo 20% da demanda.
As outras cinco estações são do tipo tratamento simplificado, localizadas em áreas mais altas ou afastadas e juntas atendem 10% da demanda, sendo identificadas pelos seguintes nomes: Águas Claras (12 litros por segundo), Boa Vista (4 litros por segundo), Krause (15 litros por segundo), Rio Molha (28 litros por segundo) e Santa Luzia (6 litros por segundo). Duas destas estações utilizam tratamento do tipo filtração lenta e três utilizam a filtração direta, seguidas de desinfecção.
Com as obras do PAS – Programa de Ampliação do Saneamento, quatro das Estações de Tratamento de Água que utilizam processo simplificado serão desativadas. Até o fim do primeiro semestre de 2020 haverá somente três ETAs: Central, Sul e Santa Luzia. Desta forma, o sistema de abastecimento de água será mais seguro, com menos suscetibilidade às estiagens ou períodos de fortes chuvas, que comprometem o tratamento nas estações de menor porte.