Saúde

Saúde de Schroeder perde 20% das vagas por falta de comparecimento

A rede municipal de Saúde em Schroeder trabalha com sistema de agendamento para facilitar o atendimento à população

26/10/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

A rede municipal de Saúde em Schroeder trabalha com sistema de agendamento para facilitar o atendimento à população, mas as ausências em consultas têm preocupado a Secretaria da Saúde, o que acaba prejudicando a demanda espontânea dos atendimentos. De abril até a setembro, houve um registro de 3.862 faltas em agendamentos, o que representa cerca de 20% do total de vagas ofertadas nesse período. 

 

Em algumas especialidades o percentual de faltantes chega a número alarmantes. As consultas com neurologista infantil tiveram 57% de faltas. Dos 67 agendamentos, no período, para a especialidade de psiquiatria, foram 32 faltas, o que corresponde a aproximadamente 48% de faltas. Exames como espirometria e audiologia, chegam a 30% de faltas. Além de exames com alta procura como mamografia e ultrassonografia, tem faltas e torno de 20%.

 

A falta, além de prejudicar a programação de atendimento da rede de saúde, prejudica o próprio paciente, que volta para a fila de primeiro atendimento e não dá sequência no tratamento em tempo recomendado. 

 

A secretária Ingrit Roweder destaca que, em caso de necessidade extrema, o paciente deve entrar em contato com a unidade de saúde e informar a impossibilidade de comparecer, com pelo menos um dia de antecedência. 

 

Saiba mais: Deputada destina R$ 150 mil para a Saúde de Schroeder 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x