Jaraguá

Saúde entrega nova Unidade Básica de Saúde junto ao Pama de Jaraguá do Sul

Esta UBS fará parte da região do Distrito Sanitário II – Centro e começará a operar a partir do dia 23 de dezembro

16/12/2021

Por

Saúde entrega nova Unidade Básica de Saúde junto ao Pama de Jaraguá do Sul

Divulgação

O Pama I, do bairro Czerniewicz, em Jaraguá do Sul, será transformado em uma nova Unidade Básica de Saúde: a UBS Aroldo Schulz, que vai atender cerca de dez mil pessoas dos bairros Baependi, Centro, Nova Brasília e Czerniewicz. Esta UBS fará parte da região do Distrito Sanitário II – Centro e começará a operar a partir do dia 23 de dezembro. No local, a comunidade encontrará atendimento clínico (médico e enfermeiro), serviços de curativos e citopatológicos, pré-natal, puericultura, além das demais atividades da Atenção Primária à Saúde.

“Teremos mais uma unidade de saúde à disposição da comunidade. Isso vai desafogar possíveis demandas reprimidas e dividir melhor os atendimentos entre os postos”, informa o secretário Alceu Gilmar Moretti.

A diretora de Saúde, Silvia Regina Bonatto, lembra que atualmente os atendimentos ficam divididos em outros quatro bairros e isso, muitas vezes, dificulta o acesso das pessoas aos serviços de saúde.

“Esta mudança será muito positiva, tendo em vista o número expressivo de pessoas que terão acesso a nova UBS”.

A UBS atenderá durante as férias coletivas dos servidores municipais das 7h às 16h30, de segunda a sexta-feira. Após as férias coletivas, em janeiro, das 7h às 19h, sem fechar para o almoço.

Nova porta de entrada para urgências da Atenção Básica

Completando a reestruturação dos atendimentos, na sequência à criação da UBS Aroldo Schulz, começará a funcionar, a partir de janeiro de 2022, uma nova porta de entrada para os casos de urgências relacionadas à Atenção Básica. Esta nova estrutura estará disponível no mesmo prédio onde funciona a UAPS, só que em espaço ao lado. Tudo localizado no Centro da cidade para facilitar o acesso das pessoas.

“Teremos, então, a UAPS continuando a atender os casos de suspeita de Covid-19 e no mesmo prédio, os atendimentos das demandas de urgência, conforme a classificação de risco” explica o secretário Gilmar Moretti. O acesso a este novo serviço será feito por meio do Pronto Socorro (PS) do Hospital São José que dará o encaminhamento à demanda conforme cada caso.

“O paciente poderá ser atendido no hospital, se for uma situação de classificação mais grave (emergência) ou ser encaminhado para este novo ponto de atendimento de urgências”, acrescenta o secretário de Saúde. Uma das expectativas também é desafogar o fluxo de atendimentos no Pronto Socorro do Hospital São José. A unidade atenderá das 7h às 19h.

Foto: Camila Silveira Rosa.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x