Jaraguá do Sul

Saúde promove ações de combate à Dengue neste sábado

Munícipes serão orientados sobre como evitar e eliminar possíveis focos, além de participarem de atividades interativas

17/11/2022

No dia 19/11 (próximo sábado), é lembrado o Dia Nacional de Combate à Dengue, que visa informar a sociedade sobre como evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Com o objetivo de dar voz a essa causa, a Prefeitura de Jaraguá do Sul por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, fará nessa data ações no Jaraguá do Sul Park Shopping. Elas ocorrerão no piso L1 do Shopping, em frente a loja Studio Z, no horário das 10h às 20h.

“Serão realizadas orientações ao público sobre como evitar e eliminar possíveis focos da Dengue, como fazer denúncias de possíveis focos do mosquito na Ouvidoria da Prefeitura e como proceder na investigação de casos suspeitos da doença”, reforça gerente de Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani. Além disso, a população poderá participar de atividades interativas ofertadas no local, como o jogo da Dengue, simulação de focos da Dengue e como evitá-los e visão no microscópio de amostras larvárias e na lupa eletrônica do mosquito alado.

Os parceiros da ação são o SAMAE, a Fiscalização de Posturas, a Vigilância Sanitária e a Comunicação, que fazem parte da Sala de Situação de combate à Dengue.

Ainda no sábado (19) acontece o pedágio educativo em três semáforos das ruas Presidente Epitácio Pessoa, Avenida Getúlio Vargas e Reinoldo Rau, no Centro da cidade, das 11h às 13h. Os agentes da Vigilância Sanitária irão distribuir folders sobre o combate à Dengue e orientar os munícipes em relação ao assunto.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil compreendem: “ O enfrentamento das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e outras doenças transmissíveis até 2030, mantendo um trabalho rotineiro e colaborativo de toda a sociedade e do poder público’’ (item 3.3), respondendo ao indicador referente ao número de pessoas que necessitam de intervenções contra doenças tropicais negligenciadas (DTN).

“Focamos sempre em ações de prevenção e orientação. A Dengue preocupa, então, temos que trabalhar na conscientização das pessoas sobre este tema”, afirma o secretário de Saúde Alceu Gilmar Moretti.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x