Santa Catarina

SC em Pauta

Detalhes da política catarinense

02/06/2023

O empresário Edson Junkes, deve ser o candidato do PL à Prefeitura de Jaraguá do Sul. O governador Jorginho Mello (PL) é simpático a ele e, deverá apoiá-lo no projeto municipal. Junkes trabalhou forte na região em prol da candidatura de Jorginho no ano passado e, mantém contato constante com o governador, sobre as pautas da região de Jaraguá. Pelo visto será uma briga de gente grande, afinal, o governador será testado contra a força que o deputado Antídio Lunelli (MDB) tem no município. O nome que terá o apoio do parlamentar é o atual prefeito, Jair Franzner (MDB), que foi vice de Antídio.

 

Pedrão é o nome

O diretório do Progressistas de Florianópolis se reuniu para discutir o projeto para as eleições municipais. O ex-vereador, Pedro Silvestre, o Pedrão, que há tempos tentava a concordância do partido para ser o pré-candidato a prefeito, enfim, conseguiu o aval. Ele saiu do encontro como nome do Progressistas e autorizado a começar a conversar com outras lideranças e partidos, sempre com o acompanhamento da direção. A ex-deputada Ângela Amin também está à disposição para participar de alguma composição. Agora, caberá a Pedrão se viabilizar, se isso ocorrer, o partido terá um projeto de oposição ao prefeito Topázio Neto (PSD), porém, caso ele não se viabilize, também há uma possibilidade de aproximação. Neste caso, Ângela poderá ser apresentada como o nome para vice de Topázio.

Buscou alternativas

O agora pré-candidato a prefeito de Florianópolis, Pedro Silvestre, o Pedrão (Progressistas), devido à demora em receber uma resposta de seu partido, sobre a intenção de disputar a próxima eleição, chegou a procurar outros partidos e lideranças. Ele se encontrou com Dário Berger, com o PSB e com o Republicanos, tendo conversado nesta semana com o presidente estadual do partido, o ex-governador Carlos Moisés da Silva. Essa situação provocou a decisão do secretário-geral do Republicanos, Leandro Lima, que é secretário no governo de Topázio Neto (PSD), de deixar o partido. Lima chegou a reclamar da inconstância de Moisés, pois os nomes do Republicanos que estão na administração querem manter o alinhamento com Topázio e, não criar um projeto de oposição.

Força de Amin

O senador Esperidião Amin (Progressistas) é uma das figuras mais respeitadas no Congresso Nacional. Ele vive cercado por senadores e deputados que se aconselham com ele, além de ter sido apontado pela oposição do Senado, como um nome imprescindível para a CPMI dos Atos de 8 de janeiro. Ontem ele denunciou que o GSI retirou do relatório enviado ao Congresso, mensagens que alertavam para invasões. Amin disse que tornará público um relatório que recebeu. O documento ainda está em segredo. “Se quiser me processar, me processe! Eu não vou guardar isso! ”, afirmou o senador.

 

Conteúdo publicado pelo jornalista Marcelo Lula, em SC em Pauta (clique aqui para ler a coluna completa)

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x