Jaraguá do Sul

SC lança alerta máximo sobre riscos da influenza aviária

A medida visa proteger a saúde e a segurança dos plantéis, uma vez que, a entrada da Influenza Aviária nos sistemas de produção comerciais poderá acarretar imensos prejuízos a toda cadeia produtiva catarinense e nacional.

09/03/2023

A Prefeitura de Jaraguá do Sul/Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, em conjunto com a Cidasc, alertam aos produtores rurais sobre a importância dos cuidados para proteger os plantéis contra a influenza aviária (gripe aviária). O secretário Marcos Voltolini afirma que a necessidade de atenção e cuidados com relação a doença se deve à confirmação de focos recentes de influenza aviária no Uruguai e na Argentina.

“E considerando a característica migratória das aves selvagens, a melhor forma de evitar a transmissão é restringir o contato das aves domésticas com as selvagens”, explica Voltolini. A Secretaria e a Cidasc pedem aos criadores de aves soltas no quintal de suas propriedades (galinhas, patos, entre outras) que passem a prendê-las em galinheiros ou galpões, para evitar o contato delas com os pássaros silvestres ou migratórios.

Nesta segunda-feira (6), a Secretaria de Estado da Agricultura/Cidasc, emitiu uma nota técnica de alerta máximo em relação a medidas de biosseguridade para prevenção à Influenza Aviária.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x