Saúde

SC registra mais de 500 casos de dengue em 2022

No total, 119 municípios catarinenses estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti

17/03/2022

Segundo a secretaria de Saúde de Santa Catarina, o Estado já registrou mais de 500 casos de dengue em 2022. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) alerta que a maior incidência está na região Oeste, que concentra aproximadamente 87% dos casos autóctones de Santa Catarina.

No total, 119 municípios catarinenses estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Esse dado representa um incremento de 10,2% em relação ao mesmo período de 2021, que registrou 108 cidades nessa condição.

Ainda de acordo com a Dive, 26 municípios registraram transmissão de dengue em 2022, sendo que quatro deles estão em situação de epidemia, ou seja, registram uma taxa de incidência de mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes. São eles: Seara, Belmonte, Romelândia e Itá.

“Para saber o risco de transmissão da dengue, olhamos para a quantidade de municípios infestados. Isso nos indica onde está o mosquito e, atualmente, ele está disseminado pelo estado. Ele não vem de fora. Então, os cuidados básicos de prevenção precisam ser constantes, ao longo de todo ano e reforçados especialmente neste momento de transmissão da doença”, alertou João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

 

Notícias relacionadas

x