Saúde

SC vai municipalizar matriz de risco contra Covid, diz Vigilância em Saúde

A nova proposta pretende diminuir o número de níveis para três situações: alto, médio e baixo

24/03/2022

O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, disse nesta quinta-feira (24), que o Estado vai adotar um modelo municipalizado do mapa de risco para Covid. 

A nova proposta pretende diminuir o número de níveis para três situações: alto, médio e baixo. 

Segundo a secretaria de Saúde, o projeto está em fase final de conclusão e será apresentado na próxima semana. Com a mudança, a avaliação de risco passa a ser chamada de “matriz de alerta epidemiológico”. 

O novo modelo de alerta vai especificar a situação epidemiológica nas cidades do Estado. De acordo com o superintendente, o relatório será composto pela taxa de incidência semanal de Covid-19, casos de hospitalização e leitos ocupados de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“Diferentemente da Matriz de Risco, que avalia a nível regional, a Matriz de Alerta Epidemiológico abrangerá alerta do ponto de vista municipal”, explica Macário. Na metodologia atual, o mapa é dividido em 17 regiões.

Os municípios serão avaliados em três níveis de risco: alto, médio e baixo. “Para cada nível, haverão recomendações específicas”, antecipa. A atual divisão inclui os níveis gravíssimo, grave, alto e moderado.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x