Saúde

Schroeder confirma o primeiro caso autóctone de dengue

Caso autóctone é quando a doença é contraída dentro do próprio município

28/06/2022

Por

Schroeder confirma o primeiro caso autóctone de dengue

Ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde Schroeder confirmou na quinta-feira (23), o primeiro caso autóctone de dengue de 2022. Caso autóctone é quando a doença é contraída dentro do próprio município. A cidade contabiliza 11 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e outras doenças.

“O paciente testou positivo para dengue e não saiu do município, ou seja, contraiu a doença aqui. O Estado já foi informado desse caso. Precisamos estar ainda mais atentos aos cuidados, evitando deixar água parada, onde o mosquito se prolifera”, destaca a secretária de Saúde, Ingrit Eli Roweder.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cristiane de Lima Pacheco, explica que quando há um paciente com suspeita de dengue, zika ou chikungunya, é feita a PVE (Pesquisa Vetorial Especial). A equipe da saúde vai até a residência do paciente e, num raio de 50 metros da casa, todos os imóveis são visitados, em busca de água parada e possíveis criadouros do mosquito.

“Se for feita a coleta de larvas, vai para análise. Essa pesquisa vetorial é feita em todos os locais onde o paciente esteve: na casa, no local de trabalho, aonde ele se deslocou. Esse trabalho é executado independente se o caso é positivo ou não”, revela.

Se forem localizados criadouros, estes serão eliminados. O paciente se encontra em estado estável. A partir de agora, o Município está em alerta, monitorando possíveis novos casos de dengue.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

 

Notícias relacionadas

x