Schroeder vai adequar instalações de escola para implantar planetário
O investimento previsto é de R$ 289 mil
01/05/2020
A prefeitura de Schroeder está realizando tomada de preços para obras e serviços de engenharia destinado a reforma e adaptações na estrutura existente – bloco A com 236,60 m2 e bloco B com 443,40 m2, totalizando 679,70 m2, na Escola Municipal Professora Leonete Bauer Walz e Jardim de Infância Bondinho Alegre, atualmente desativada, para implantação do Centro de Educação Científica e Ambiental em Schroeder – Cicas.
O investimento previsto é de R$ 289 mil. Desde 2018 a ideia de implantar no local um planetário e trilha ecológica e sensorial está sendo desenvolvido e o pedido de recursos junto ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina no valor de R$ 458,8 mil foi aprovado em dezembro do ano passado pelo Conselho Gestor do Fundo.
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A estrutura será ofertada ao público regional, para realização de programas pedagógicos das instituições educacionais do Vale do Itapocu que perpassam as questões educacionais regulares.
Na proposta está implícita que o projeto quer contribuir efetivamente com a educação ambiental, astrofísica e robótica nas atividades de ensino, incluindo noções de cidadania, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, por meio da observação e experimentação.
O Centro de Educação Científica e Ambiental em Schroeder terá caráter regional para atender tanto estudantes quanto professores e pesquisadores.
O Município vai ceder as instalações da Escola Leonete Bauer Walz, que fica a 1,2 km da Usina do Bracinho para a construção de um domo planetário e equipamentos complementares como telescópio, projetor e softwares, com a estrutura abrigada nas instalações da escola rural.
O ensino-aprendizagem de astronomia, robótica e educação ambiental formam o tripé das ações do Centro, em ambientes não formais, para formação de professores e estágios das instituições acadêmicas da região do Vale do Itapocu, além de espaço de aprendizagem para os estudantes.
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