Jaraguá do Sul

Secretaria de Assistência Social lança nova etapa do Famílias Acolhedoras

Atualmente, o Município dispõe de 12 famílias cadastradas sendo que cinco delas acolhem 10 crianças. Mas, a meta da Secretaria de Assistência Social é ampliar este número

23/09/2022

O Programa Famílias Acolhedoras mantido há uma década e meia pela Secretaria de Assistência Social e Habitação entrou em uma nova fase. A novidade foi divulgada no gabinete do prefeito Jair Franzner e contou com a presença da Juíza da Vara da Família, infância e Juventude da Comarca de Jaraguá do Sul, Daniela Fernandes Dias Morelli, além secretária titular da pasta, Níura Demarchi dos Santos, e equipe.

Na ocasiãofoi feito o lançamento da Lei Municipal da Guarda Subsidiada, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Jair Franzner. O psicólogo da Secretaria de Assistência Social, Adilson Klier Peres Júnior, apresentou como funciona o programa, quais os critérios e atribuições dos grupos familiares interessados em aderir a iniciativa e sua importância para garantir a guarda segura.

Como diz o próprio nome, trata-se acolher crianças em vulnerabilidade social, afastados de seus lares originais, por decisão judicial e encaminhados a outros grupos familiares até que sejam reintegrados à família de origem, ou direcionados para adoção.

 

“Mais importante é que essas famílias acolham no intuito de colaborar com a formação dessas crianças e adolescentes, prestando assistência familiar longe de um abrigo institucional, dando a eles um suporte melhor. Inclusive, dentro do próprio programa existe a possibilidade de se encaminhar valor que o município subsidia para que essas famílias acolhedoras suportem despesas dentro das necessidades de cada criança”, reforçou a secretária Níura.

 

Programa aberto – Atualmente, o Município dispõe de 12 famílias cadastradas sendo que cinco delas acolhem 10 crianças. Mas, a meta da Secretaria de Assistência Social é ampliar este número. “Para isso, resolvemos iniciar uma ação ‘dentro de casa’ na qual estamos programando visitas em todos os setores de nossas secretarias municipais para apresentar o Programa Famílias Acolhedoras aos nossos servidores para tentar aumentar esta adesão”, comentou secretária Níura. O prefeito Jair Franzner que visitou na semana passada os dois abrigos institucionais existentes nos bairros Centro e Baependi também reiterou a importância do programa que já tornou Jaraguá do Sul referência em eventos sobre Assistência Social pelo País. “Isso é gratificante. Tudo que for preciso fazer para nossas crianças, para o bem nossos munícipes, para os mais necessitados, para os nossos idosos tem o meu apoio”, garantiu.

 

COMO PARTICIPAR – Entrar em contato com a equipe técnica do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras por meio do telefones 3370-5404 (WhatsApp), 3274-5119, 3274-5120, 3274-5121, 3274-5100 (CRAS Baependi) ou pelo e-mail familiasacolhedoras@jaraguadosul.sc.gov.br para obter mais informações.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x