Saúde

Secretaria de Saúde de Jaraguá alerta para aumento de focos do mosquito da dengue

Segundo a supervisora de Controle e Fiscalização de Zoonoses, Aline Cristiane Borba Monteiro, este índice superou 519% em comparação a 2020

01/02/2022

A secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul alerta para o aumento exponencial de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em vários pontos da cidade. Segundo a supervisora de Controle e Fiscalização de Zoonoses, Aline Cristiane Borba Monteiro, este índice superou 519% em comparação a 2020. “Ano passado este número foi de 564 focos, o que contrasta com os 91 do ano anterior”, observou. Em janeiro de 2022, até o momento, foram detectados 73 novos pontos de proliferação do mosquito.

Aline acrescenta que esta discrepância nos números de focos de 2020 para 2021 se dá em função de vários fatores. “Entre eles, estão as mudanças climáticas e a adaptação do mosquito enquanto vetor da doença. Porque antes gente podia acompanhar que no período não epidêmico, que seriam os períodos mais frescos como o inverno, não tinha tanta incidência dos focos do mosquito. Agora, como as estações não estão tão definidas este inseto acabou se adaptando aos dias mais frescos.”

Estratégia – A resistência dos moradores em atender os agentes, como consequência muitos imóveis fechados, é outro fator que dificulta o trabalho dos fiscais. Para isso, o setor já desenvolveu algumas ações, entre elas a elaboração de um formulário no qual solicita ao dono do imóvel agende um horário para a visita. “Infelizmente, falta ainda a conscientização de parte da nossa comunidade em atender aquilo que é pedido pelo agente de endemias no que se refere a eliminar possíveis criadouros”, apontou a supervisora de fiscalização.

Isolamento – Outro fator que pode ter contribuído para o menor número de focos em 2020 em relação ao ano passado, continua Aline, foi justamente o isolamento ocorrido no começo da pandemia de covid-19. “As pessoas estavam mais em casa, estavam cuidando mais deste ambiente, principalmente a questão dos recipientes com água. A gente também conseguiu fazer mais visitas para prevenir e orientar as pessoas naquela ocasião.”

Contraponto – Apesar do número expressivo de focos, a Secretaria de Saúde registrou redução de casos confirmados para dengue e suspeitos em Jaraguá do Sul. Ano passado foram 68 casos suspeitos, 19% a menos que em 2020. Já os confirmados, 12 casos, tiveram uma redução de 52%. Destes cinco deles autóctones, ou seja, contaminados dentro do próprio município. Este ano, até o momento, foram contabilizados cinco casos suspeitos que ainda aguardam resultado de exame. “Isso nos deixa feliz, mas não aliviados porque a partir do momento que a gente consegue conter essa contaminação, por outro nos mostra que precisamos continuar trabalhando para, orientar e contar com mais apoio da população visto que daqui um pouco como Jaraguá”, afirma Aline.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x