Sem categoria

Secretaria de Saúde de Jaraguá registra diminuição nos atendimentos covid

Segundo o órgão, o fim de semana foi de baixa procura pelo plantão covid

25/08/2020

Por

A Secretaria de Saúde registrou pouca procura nas quatro unidades de saúde que ficaram de plantão para casos suspeitos de covid no sábado e domingo, dias 22 e 23. No sábado (22), o Pama 1 fez 58 atendimentos, sendo 35 coletas de exame PCR (coleta de material do nariz e da garganta) e 23 atendimentos médicos. Sobraram 19 vagas médicas.

No posto da Ilha da Figueira, três pessoas foram atendidas. Em Nereu, nenhum atendimento no sábado. E na Barra, no posto Wolfgang Weege, um atendimento. 

Leia mais:

Domingo, o Pama 1 fez 43 atendimentos, sendo 21 coletas PCR e 22 atendimentos médicos. Sobraram 63 vagas médicas. Ilha da Figueira, quatro pessoas. Nereu, uma. Barra, quatro.   

Durante a semana cinco unidades de saúde (Nereu Ramos, Barra, Ilha da Figueira, São Luís/Caic e João Pessoa) e o Pama 1 atendem exclusivamente casos suspeitos de covid e com síndrome gripal.

O Pama 1 tem horário especial: das 6h30 às 22 horas, de domingo a segunda.

Os postos atendem de segunda a sexta, das 7 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. Os outros postos atendem casos eletivos desde o dia 19, sendo que apenas 50% da agenda foi aberta, para evitar aglomeração.

A diretora de Saúde, Alessandra Malschitzky, adianta que no próximo fim de semana, somente o Pama 1 fará o plantão Covid, das 6h30 às 22 horas, “pois chegou-se à conclusão de que a unidade dá conta da demanda nos fins de semana”. 

Curva de contágio

De forma geral, os números da covid-19 em Jaraguá do Sul também têm diminuído. Além da baixa nos atendimentos, foram 50 casos a menos de uma semana para a outra (comparando o período de 16 a 22/8 com o de 9 a 15/8).

Essa última semana analisada apresentou 231 novos casos confirmados no município. Há quatro semanas esse número se aproximava de 500 novos casos.

Taxa de reprodução do vírus

Se antes o município de Jaraguá do Sul se aproximou da taxa 1 para reprodução do coronavírus – em que valores maiores que 1 representam uma tendência de aumento de casos -, agora o índice está em 0,78.

Mas o risco de contágio ainda é considerado alto e o sinal é vermelho para quem acha que já é hora de relaxar os cuidados.

Cuidados precisam ser mantidos

O secretário de Saúde Alceu Moretti alerta para a necessidade de continuar com todos os cuidados amplamente divulgados pelo poder público e pela mídia.

“Usar máscara, manter o distanciamento social, ficar em casa o quanto possível, lavar as mãos e objetos com frequência, continuam sendo fundamentais para que nossa cidade não aumente novamente o número de casos de covid-19.

O Comitê Intergestor de Crise se mantém em alerta, fazendo pesquisa e tomando todas as decisões necessárias para cuidar da população e manter o vírus sob controle”, declara Moretti.

Notícias relacionadas

x