Saúde

Secretaria de Saúde reforça alerta para vacinação contra o sarampo

No Brasil, segundo boletim epidemiológico de sarampo publicado no dia 5, foram registrados nos últimos três meses, 5.660 casos confirmados da doença

07/11/2019

Por

Secretaria de Saúde reforça alerta para vacinação contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde distribuiu alerta a população local para que seja feita a imunização contra o sarampo. No Brasil, segundo boletim epidemiológico de sarampo publicado no dia 5, foram registrados nos últimos três meses, 5.660 casos confirmados da doença. Dezenove Estados estão na lista de transmissão ativa do sarampo e 90,5% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo.

Em Santa Catarina, já são 59 casos confirmados neste ano. De acordo com o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado na segunda-feira (4), o registro de confirmação da doença teve aumento de 31%. Guaramirim possui oito casos suspeitos de sarampo e um confirmado, sendo este morador da cidade de Schroeder, mas que recebeu atendimento no Hospital Municipal Santo Antônio.

O secretário de Saúde, Marcelo Deretti, explica que “em relação ao paciente confirmado com sarampo, todas as medidas estão sendo tomadas para que outras pessoas não sejam infectadas. Estamos realizando o bloqueio dos pacientes que tiveram contato com a pessoa contaminada. Vamos procurar estas pessoas para saber se receberam a dose da vacina e, caso não tenham sido imunizadas, que procurem as unidades de saúde para fazer vacina”.

Na terça-feira iniciou a campanha de vacinação em jovens entre 19 e 29 anos, que reforça o alerta da importância da imunização. No dia 30 de novembro haverá mais um Dia D de Vacinação. As unidades de saúde com salas de vacina estarão abertas, das 8h às 16 horas para que todos possam se proteger contra esta doença que pode levar a óbito.

Secretaria municipal atualiza o boletim sobre sarampo

Doze casos suspeitos de sarampo foram notificados e coletado material, sendo que sete foram descartados e um confirmado por meio de exame no Laboratório Central do Estado. A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul divulgou boletim na terça-feira (5), citando também que quatro pessoas aguardam resultado do exame. A Vigilância Epidemiológica Municipal, em parceria com a Vigilância do Estado, está realizando as ações de investigação e bloqueio dos demais casos notificados relacionados ao evento de massa ocorrido no dia 18 de outubro, em Joinville.

O sarampo é uma doença respiratória, exantemática aguda e extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade e causar com complicações como pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar. O contágio tem sido descrito por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas.

Os sintomas do sarampo são febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas no corpo. Pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar a Unidade de Saúde para avaliação clínica e evitar a circulação em locais com aglomeração de pessoas.

Vacinação para jovens de 20 a 29 anos começa no dia 18

A vacina tríplice viral é a maneira mais eficaz de prevenção contra o sarampo, além de proteger também contra rubéola e caxumba. Jaraguá do Sul aplicou no ano 1.130 doses para crianças menores de um ano, 4.211 doses em crianças de um ano a menor de cinco anos, 3.516 na população de cinco a 29 anos e 7.531 em pessoas de 30 a 50 anos.

Desde o mês de outubro está ocorrendo a Campanha Nacional de Vacinação seletiva contra o sarampo. A primeira fase da campanha já foi realizada e a segunda acontece de 18 a 30 de novembro, sendo público alvo os jovens adultos com idade entre 20 a 29 anos.

No ano de 2019, foram notificados 322 casos suspeitos com taxa de notificação 0,43 por 100.000 habitantes. Neste período, foram descartados 248 casos, confirmados 59 (inclusive Schroeder e Guaramirim) e 15 estão em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Notícias relacionadas

x