Jaraguá do Sul

Sem limite para aprender

Projeto de alfabetização de idosos, parceria entre a Educação e a Assistência Social, oferece novas perspectivas para pessoas da terceira idade

18/05/2023

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação, promovem, pela primeira vez, um projeto que oferece novos sonhos e possibilidades para o público idoso. É o Projeto Alfabetização de Idosos, que disponibiliza alfabetização, letramento e matemática básica aos idosos, em um ambiente acolhedor para troca de aprendizado, aquisição de novas habilidades, valorizando os conhecimentos já adquiridos.

As aulas acontecem duas vezes por semana, por aproximadamente um ano, até que a alfabetização e o letramento sejam considerados completos pelas educadoras. A professora alfabetizadora Márcia Hermann (foto) explica as aulas acontecem no ambiente do Centro de Convivência do Parque Municipal de Eventos, duram uma hora e meia cada vez, com intervalo de 15 minutos para lanche, e que todas as alunas vão para casa com tarefas, para ajudar a fixar o conteúdo.

A doméstica aposentada Alaíde Jacinto de Oliveira (foto), 75 anos, enche os olhos de lágrimas ao pensar que vai realizar o sonho de aprender a ler e escrever. “Casei nova, com 16 anos, e logo vieram os filhos. Não deu para estudar. Passei muita dificuldade por não saber ler. É muito difícil não ter segurança para pegar um ônibus, não poder ler a bula de um remédio. Agora tenho o sonho de me alfabetizar. Estou achando difícil, mas não vou desistir”, falou, emocionada, dona Alaíde.

A secretária de Educação Emanuela Wolff revela que essa era uma vontade antiga da secretaria, de oferecer alfabetização a esse público que, por alguma dificuldade da vida, não pôde estudar e aprender a ler e escrever. Agora, em parceria com o Centro de Convivência da Secretaria de Assistência Social, o projeto se tornou possível e está em seus primeiros passos. “Pessoas com 60 anos ou mais que tiverem interesse no projeto devem procurar o Centro de Convivência no Parque Municipal de Eventos para fazer o cadastro. Estamos muito felizes de poder oferecer mais dignidade e novas perspectivas ao público da terceira idade”, declarou Emanuela.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x