Jaraguá do Sul

Semana da Consciência Negra abre com exposição e reflexão

Jaraguá do Sul iniciou com o fundador Emílio Carlos Jourdan, que trouxe em seu grupo 55 trabalhadores negros.

21/11/2023

O Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – foi marcado por um ato cívico cultural em frente ao Museu Histórico de Jaraguá do Sul e abertura da exposição “Sobre a África que você fala: palavras, origens e desconstrução”, que fica aberta até o dia 20 de dezembro.

Semana da Consciência Negra abre com exposição e reflexão

Semana da Consciência Negra abre com exposição e reflexão

 

Participaram lideranças municipais, do movimento negro e representação da comunidade que acompanhou a solenidade que serviu para dar mais luz e reflexão sobre o valor e a contribuição do negro para o Brasil.

 

 

A data, dentre outros temas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de debates e outras atividades que valorizam a cultura africana. 

 

 

A educadora e gestora do Museu Histórico, Ivana Cavalvanti, lembrou muito bem disso. Ela citou que a exposição convida a todos a explorar o mundo das palavras brasileiras do cotidiano com origens africanas.

 

“É uma jornada de autodescoberta, aprendizado e reflexão, que visa promover a identificação com as influências africanas em nossa língua e, ao mesmo tempo, conscientizar sobre palavras de cunho racista que permeiam o cotidiano, diariamente”.

 

 

As secretárias da Cultura e Educação, Natália Petry e Emanuela Wolff também falaram sobre a importância histórica e cultural dos negros no Brasil, a sua força, a resistência e o sofrimento que existe desde a colonização do Brasil, quando vieram da África como escravos.

 

Semana da Consciência Negra abre com exposição e reflexão

Semana da Consciência Negra abre com exposição e reflexão

 

Jaraguá do Sul iniciou com o fundador Emílio Carlos Jourdan, que trouxe em seu grupo 55 trabalhadores negros. O prefeito Jair Franzner fez esta referência e disse que a gestão municipal está aberta e ouvir as representações da comunidade negra e propor mudanças.

 

 

Francisco Alves, do Moconevi, e José Aparecido Félix, do Compir, também se manifestaram. Uma das reivindicações foi o retorno do carnaval de rua em Jaraguá do Sul. A Semana da Consciência Negra, aberta ontem, terá apresentações culturais na praça na sexta-feira e no sábado.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x