Jaraguá do Sul

Serviço de Medicina Nuclear inova tratamento contra câncer de próstata

O curso foi uma oportunidade para a médica de Jaraguá do Sul atualizar as informações referentes ao tratamento, em busca de oferecer essa nova terapia aos pacientes da região

06/10/2022

Por

No mês de setembro, a médica Stefanie Knabben Ribeiro, do Hospital Jaraguá – Medicina Nuclear, participou da Imersão no Teranóstico de Neoplasia de Próstata, em São Paulo. O evento apresentou dados relevantes sobre um novo tratamento para pacientes com câncer de próstata. É o chamado tratamento com PSMA-Lutécio 177, desenvolvido na Alemanha e oferecido recentemente no Brasil.

O curso foi uma oportunidade para a médica de Jaraguá do Sul atualizar as informações referentes ao tratamento, em busca de oferecer essa nova terapia aos pacientes da região.

 

“A estrutura do serviço de Medicina Nuclear do Hospital Jaraguá, possui profissionais capacitados e equipamentos de alta tecnologia para realizar o tratamento. Neste momento, a nossa equipe técnica aguarda a autorização junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear para iniciarmos a oferta desse atendimento aqui na cidade”, comentou a médica Stefanie.

 

Especialista em medicina nuclear, a médica já realizou outros tratamentos de tumores metastáticos com Lutécio nos tumores neuroendócrinos, que já vem sendo utilizados há anos, no hospital A. C. Camargo Câncer Center (que é referência internacional nesse tipo de tratamento), em São Paulo. A novidade é que atualmente os cientistas conseguiram a ligação deste elemento com PSMA, específico para câncer de próstata.

Os primeiros resultados promissores sobre o método inovador foram divulgados em 2021, no Congresso Americano de Oncologia. Os principais benefícios do tratamento foram: sobrevida dos pacientes com câncer de próstata metastático, em casos que a doença se espalhou no corpo, oferece menor toxicidade e maior precisão, uma vez que a terapia é direcionada às células malignas.

Em Jaraguá do Sul, o serviço foi inaugurado pelo Hospital Jaraguá em 9 de março de 2017.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x