Jaraguá do Sul

Servidores participam de palestra sobre qualidade na Educação

Secretaria Municipal de Educação promoveu encontro nesta terça-feira com os servidores do setor

01/02/2023

Por

“Qual a minha contribuição para uma educação de qualidade?” Este foi o tema da palestra promovida pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a todos os professores, diretores e profissionais da Rede Municipal de Ensino, nesta terça-feira (31), no Grande Teatro da Scar. O evento reuniu todos os servidores da Educação, em dois momentos do dia, às 8h e às 13h30. Foi o primeiro encontro do ano do grande grupo da Educação, em preparação ao ano letivo 2023, que terá seu retorno com os estudantes da rede municipal no dia 6 de fevereiro. No período matutino, os profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estiveram reunidos no grande teatro da Scar e, no período vespertino, os profissionais das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs).

A secretária de Educação, Emanuela Christian Wolff, deu boas-vindas aos servidores e destacou a importância do cuidado e comprometimento de toda a equipe. “Somos mais de 2.000 servidores, o que torna esta secretaria a maior do Município de Jaraguá do Sul. Este fato faz com que precisemos ter um olhar diferenciado, que necessitamos cuidar desta equipe”, disse ela. “Não podemos esquecer que o nosso principal foco são os nossos estudantes, alunos do berçário ao 9º ano, que chegarão no primeiro de aula cheios de expectativas e assim como as famílias de cada um deles também têm as suas próprias expectativas. Precisamos acolher estas famílias, pois sabemos que quando a família tem um relacionamento de qualidade com a instituição de ensino, o aluno tem mais chances de apresentar um bom desempenho nos estudos. Desta forma necessitamos de ações que possam estreitar e fortalecer estes vínculos, visando a educação integral de nossos educandos”, enfatizou.

Já o prefeito Jair Franzner disse que antes de ingressar na vida pública não tinha ideia da grandiosidade que é a Secretaria de Educação. Ao mesmo tempo, parabenizou a equipe pelos prêmios e índices alcançados. “E são vocês que fazem gerar uma das melhores educações do país. Temos um grande desafio que é manter estes índices, ou até mesmo melhorá-los, mas, com o empenho e dedicação de toda a equipe, conseguiremos avançar ainda mais”, finalizou, desejando um excelente ano letivo a todos os profissionais.

“Educador que não sonha, não é educador”

O palestrante foi o professor Renato Casagrande, fundador e presidente do Instituto Casagrande e Alleanza Educação; Doutorando em Educação pela Universidade de Aveiro (Portugal); Mestre e bacharel em Administração pela Fundação Getúlio Vargas; Licenciado em Matemática; Licenciado em Ciências Naturais e Especialista em Liderança Educacional pela Penn StateUniversity (EUA); conferencista, palestrante e consultor em Educação e Gestão; Imortal da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura; autor de livros e artigos publicados tanto no Brasil, quanto no exterior; colunista da rádio Jovem Pan Nacional e Jornal Gazeta do Povo (Grupo RPC/Globo).

Durante a palestra, o professor relatou experiências pessoais, mencionando a importância dos profissionais que trabalham nas unidades escolares, professores ou não, e o papel que todos desempenham no convívio com as  crianças e alunos, pois os exemplos contribuem para suas aprendizagens, suas formações. “A reflexão trazida por ele é necessária e atual, sensibilizando os profissionais para uma análise crítica e responsável de qual é o seu papel nesse contexto tão importante dos ambientes educacionais”, comentou a secretária de Educação, após o evento.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x