Jaraguá do Sul

Sinais estridentes nas escolas devem ser trocados devido ao TEA

O projeto estabelece prazo de 150 dias após a data da publicação da lei para que as escolas se adequem às determinações propostas.

20/07/2023

Os Legislativo Municipal de Jaraguá do Sul aprovou projeto de lei que torna obrigatória a substituição dos sinais sonoros estridentes para poupar incômodos aos alunos com autismo em todas as escolas da rede municipal de Jaraguá do Sul. Conforme o vereador Luís Fernando Almeida, autor da proposta, alguns pais lhe trouxeram esta demanda para buscar melhorias que proporcionem mais qualidade de vida aos estudantes com TEA. 

A medida, que vem sendo aplicada em outros municípios, baseia-se em estudos em que crianças com TEA apresentam hipersensibilidade, ou seja, são mais sensíveis aos estímulos do entorno como os sinais sonoros. 

Segundo a justificativa do projeto, a sensibilidade sensorial pode depender do grau de autismo de cada criança, podendo ser desencadeado por um único evento, como um ruído alto inesperado, ou pode aumentar com o tempo devido ao esforço necessário para lidar com as sensibilidades. 

O projeto estabelece prazo de 150 dias após a data da publicação da lei para que as escolas se adequem às determinações propostas.

Além do projeto de lei, o Almeida comentou que solicitou para a Secretaria de Educação, por meio de indicação, a compra de abafadores auditivos em toda a rede municipal, evitando transtornos sensoriais aos estudantes com TEA.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x