Buscar
Editorias
Veja como reconhecer os sintomas da intolerância à lactose, saiba como é o diagnóstico e as formas de tratamento
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social divulgadas nesta segunda-feira (5) à GloboNews, aproximadamente 7 milhões de famílias participantes do programa Bolsa Família passarão por revisão de dados ao longo deste ano.
O objetivo é evitar o recebimento indevido do benefício e garantir que aqueles que realmente necessitam tenham acesso a ele.
O Bolsa Família, programa social central do governo Lula, tem passado por um processo de revisão cadastral desde o ano passado. Além disso, o governo também está revisando os dados do Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para diversos programas sociais destinados a famílias de baixa renda.
De acordo com o Ministério, os 7 milhões de beneficiários do Bolsa Família passarão por revisão em 2024 devido a razões como dados desatualizados, inconsistências na renda declarada, divergências na composição familiar e nas informações de renda registradas no CadÚnico.
Sobre a intolerância à lactose, ela pode ser causada pela ausência parcial da enzima lactase, podendo ter origem genética desde a infância ou manifestar-se na idade adulta. A lactase é responsável por quebrar a lactose no intestino delgado, facilitando sua absorção.
Quando essa enzima está ausente, a lactose não é devidamente digerida, fermentando no intestino.
Os sintomas da intolerância à lactose incluem som audível do movimento intestinal, diarreia, dores abdominais, sensação de inchaço, náusea, vômitos, diarreia ácida e, em casos graves, perda de peso e desidratação.
O diagnóstico é geralmente realizado por médicos ou nutricionistas, que podem solicitar a suspensão temporária do consumo de lactose para avaliar a redução ou desaparecimento dos sintomas. Testes como o de hidrogênio respiratório ou genético também podem ser realizados para confirmar a intolerância à lactose.
Lidar com a intolerância à lactose envolve manter uma dieta equilibrada, evitando alimentos que contenham lactose. Em casos menos severos, pequenas quantidades ocasionalmente podem ser toleradas. A orientação médica e nutricional é crucial para garantir uma alimentação saudável e adequada.
Fonte: catracalivre
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline